Economia Criativa: a criatividade está na vantagem competitiva da 18ª RURALTUR
Por Regina Medeiros Amorim
Uma das tendências para o século 21 é de um mundo cheio de desafios e rico de oportunidades para a inovação estratégica, tendo a sustentabilidade como eixo central, que enaltece a cultura do saber cuidar da sua vida e das pessoas ao seu redor. Quando falamos de sustentabilidade estamos focando no equilíbrio da economia, do meio ambiente e das gerações atuais e futuras.
Criatividade, sustentabilidade e inovação foi o que apresentamos nas visitas técnicas e nas rodadas de negócios da 18ª RURALTUR, a maior Feira de Turismo Rural do Brasil, realizada de 8 a 10 de setembro, em Bananeiras – PB. A criatividade está na vantagem competitiva da 18ª RURALTUR, que tem como principal objetivo o compartilhamento de valores autênticos, em um cenário que atende à necessidade de todos os envolvidos, de forma inovadora e com qualidade.
A nova ordem caminha para o compartilhamento de ideias, nas relações de confiança e respeito, incorporando criatividade, arte e cultura, eliminando fronteiras, mas mantendo a identidade de cada lugar ou região brasileira.
_______
Nos estandes de expositores da Feira era fácil identificar a atividade empresarial que gera valor econômico, através da sua origem cultural e da produção de soluções criativas.
_______
No Seminário de Turismo Rural e no Encontro das Instâncias de Governanças Regionais de Turismo do Brasil a riqueza de conhecimentos certamente ampliou o capital intelectual dos participantes, com possibilidades de se converter em capital físico ou financeiro, abrindo espaço para as novas economias.
E nada melhor do que estar presente em um ambiente de negócios, onde você pode avaliar o seu empreendimento, suas limitações, resultados, mas também enxergar oportunidades de negócios, parcerias, produtos e processos que devem ser aperfeiçoados.
A cidade de Bananeiras foi palco de uma das melhores Feiras de Turismo Rural da América Latina, sediando a 18ª RURALTUR. O evento atraiu tantos expositores e visitantes que se esgotaram as opções de hospedagem, transbordando o excedente para outros municípios mais próximos.
Os bares e botecos ganharam mais vida à noite, após o horário de encerramento da Feira. Os receptivos locais foram demandados para os passeios turísticos e visitas técnicas, todas as manhãs.
_______
As apresentações culturais da 18ª RURALTUR foram muito bem avaliadas pelos visitantes e expositores. Isso nos diz o quanto a cultura agrega valor aos eventos e gera experiências.
_______
Quantos grupos culturais podem ser convidados para se apresentar em outras regiões da Paraíba e do Brasil? Quantos novos eventos podem ser criados em qualquer região brasileira, unindo as diversas manifestações culturais que são uma das nossas maiores riquezas?
Quantos produtores de cinema podem utilizar o casario centenário rural e atores locais para contracenar em produção de filmes?
São várias as oportunidades de negócios que uma cidade pode visualizar após sediar um grande evento corporativo. Quantos novos negócios irão surgir em Bananeiras, após a 18ª RURALTUR e com outras necessidades?
Quantos empreendedores invisíveis podem iniciar um negócio colaborativo, como fornecedor de UBER ou formalizar um receptivo MEI para atender aos eventos e ao turismo em Bananeiras Quantos negócios podem melhorar o serviço de entrega de uma pizza ou qualquer lanche, com um preço justo?
_______
É sempre possível encontrar uma oportunidade “disfarçada” para o seu empreendimento. Com criatividade, até a sua marca ou o seu produto sai ganhando.
_______
Chamo atenção para a bebida “Triunfo Ice” fabricada no Engenho Triunfo, que agregou a impressão da logomarca da 18ª RURALTUR nas latinhas e as distribuiu aos visitantes, que se divertiram com a iniciativa da ATURA – Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia – PB, durante a Feira de Turismo Rural do Brasil. E assim também, a sua marca pode ser a mais lembrada de um evento, conquistando mais exposição e visibilidade.
Quanto mais a 18ª RURALTUR ocupar espaço nas redes sociais, ela será maior, pois a grandeza é para todos que desejam ir atrás dela. A grandeza está no DNA de todos nós, assim como tocamos a emoção das pessoas. Concluindo, fique de olho nas oportunidades que um evento oferece para promover o seu produto ou negócio!
Regina Medeiros Amorim