Economia Criativa: como o empreendedor busca oportunidades inovadoras, para se tornar bem-sucedido.

Por Regina Medeiros Amorim

No artigo de hoje vamos descobrir onde e como o empreendedor busca oportunidades inovadoras, para se tornar bem-sucedido. Não é novidade afirmar que a inovação é matéria-prima para os empreendedores, através da qual eles exploram a mudança como uma oportunidade, para lançar no mercado um produto ou um serviço diferente.

O espírito empreendedor é uma característica do empreendedorismo, um comportamento distinto frente aos desafios da missão empreendedora. O empreendedor sempre está enxergando a mudança como sendo uma oportunidade para aprender a praticar a inovação. Os empreendedores criativos buscam valores diferentes para atender novas e diferentes demandas de mercado.

Na maioria das empresas e instituições públicas, os resultados positivos nem sempre são tratados com a atenção que merecem. O maior destaque das análises gerenciais está relacionado às áreas de baixo desempenho, em vez de focar para áreas onde a empresa se saiu melhor que o esperado.

_______

É claro que os problemas também merecem atenção, mas se eles são as únicas prioridades a serem discutidas, as oportunidades ficarão sem a devida importância.

_______

Todas as vezes que o sucesso inesperado acontece é uma oportunidade para inovar, para avaliar o seu negócio, a sua tecnologia e os seus mercados. Para o consultor e escritor Peter Drucker, “o fracasso inesperado exige que o indivíduo saia, olhe à sua volta e escute. O fracasso pode sempre ser considerado um sintoma de uma oportunidade inovadora, e, como tal, deve ser levada a sério.”

Qualquer empresa precisa aprender como ser empreendedora, como inovar e como administrar e enfrentar problemas, erros e acertos, todos os dias. Caso não adquira a competência empreendedora, ela não sobreviverá nesse cenário econômico de rápidas mudanças e transformações.

A burocracia e o conservadorismo são fatores impeditivos para deixar fluir o espírito empreendedor e a inovação. Apesar disso, empresas bem-sucedidas têm superado esses desafios, porque estão nos mercados certos, com produtos, serviços e experiências inovadoras. No mundo atual, os desafios exigem que se criem e recriem os caminhos.

O desempenho de uma empresa como empreendedora e inovadora pode ser alcançado por qualquer empresa, desde que tenha como princípio, aprender cada vez mais e buscar a qualificação para melhorar a sua eficiência. A inovação para ser eficaz precisa ser simples, focada numa necessidade específica.

_______

Inove para o presente e não para o futuro. A empresa que não inova envelhece.

_______

A inovação para a sua empresa contribuirá para a preservação e a competitividade do seu negócio. Por isso, a cada ano é importante avaliar processos, produtos, tecnologia, mercados, o perfil dos clientes, uma forma de abandonar o que está improdutivo, desgastado e focar esforços para otimizar os recursos financeiros e humanos.

Nada é mais inútil em uma organização do que adiar o inevitável, ou seja, a mudança, o ciclo de vida dos produtos. Quando a inovação é percebida como um obstáculo para a organização, não há clima para a inovação. O sucesso do passado não se garante no presente e nem no futuro, por isso a empresa precisa estar interessada em mudanças que priorizem a inovação de produtos, serviços e mercados. É fundamental estreitar relacionamentos com clientes e vendedores, porque efetivamente, quem define o que comprar é sempre o cliente.

Alguns empreendedores não criam, apenas melhoram e aperfeiçoam um produto, para atender aos desejos e necessidades das pessoas. E assim muitos se descobrem, através da “imitação criativa”. Entre inovadores e imitadores, a vantagem é quase sempre dos que se apropriam da imitação, como forma de inovar produtos e processos.

_______

A “imitação criativa” é sempre uma estratégia empreendedora, porque o mercado já foi identificado e a demanda já foi criada.

_______

Em síntese, empreender é fazer acontecer, exercitar a capacidade de criar, idealizar, planejar, transformar sonhos em realidade. A eficácia operacional significa fazer melhor que os seus concorrentes. A eficiência estratégica significa se diferenciar de produtos e serviços similares, oferecidos pela concorrência. Lembrando que, a criatividade possibilita as melhores oportunidades.


Regina Medeiros Amorim

Gestora de Turismo e Economia Criativa. Paraibana, sertaneja, natural de Santa Luzia. Em 1976 mudou-se para a capital paraibana. Viveu em Maceió (Al) de 1989 a 1999.  Radicada em João Pessoa desde 2000.

Trabalha no Sebrae da Paraíba. Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo. 

*Dama Comendadora do Turismo – Comenda Cruz do Mérito do Turismo – Câmara Brasileira de Cultura. (Outorga de Notáveis da Região Sul em Foz de Iguaçu e demais regiões do Brasil – Foz do Iguaçu-PR, em 14/05/22).

Facebook: https://www.facebook.com/regina.medeirosamorim

E-mail: reginaamorim1256@gmail.com


Edição: Josy Gomes Murta


Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.