Economia Criativa: estratégias para o sucesso dos eventos criativos e colaborativos
Cada vez mais a criatividade faz parte da estratégia dos eventos, para se adequar ao sonho do cliente, ao orçamento disponível e proporcionar encantamento aos participantes.
Evento é sempre uma celebração, um momento memorável, porém sem inovação e sem criatividade estão predestinados ao insucesso. Através dos eventos é possível promover interações, conectar pessoas, ampliar a rede de relacionamentos, promover e comercializar produtos e serviços, prospectar e gerar oportunidades de novos negócios.
Um evento criativo é uma força propulsora para o desenvolvimento das cidades e continuará a ser o melhor instrumento de marketing dos destinos turísticos. Seja qual for o formato do evento, a sua identidade visual reforça o branding e impacta os clientes, gerando negócios. Somando a uma divulgação eficiente, o resultado é a promoção e o reconhecimento da marca.
Outra estratégia muito importante é automatizar e otimizar processos para a organização de eventos. Por isso, utilize uma plataforma digital que ofereça diferentes recursos de promoção, engajamento, visibilidade, comunicação ágil e comercialização.
Sustentabilidade e criatividade
Todo o conteúdo digital é uma estratégia de impulsionamento para chegar ao público correto e gerar o maior número de conexões, entre consumidores e fornecedores. As tendências para o setor de eventos criativos estão fundamentadas em sustentabilidade e em criatividade. As celebrações corporativas concentram suas energias no entretenimento criativo e no cuidado com seus convidados.
Para a sustentabilidade do evento é necessário substituir o uso de peças impressas por um aplicativo. E para aumentar ainda mais o engajamento do seu evento, o ideal é lançar uma hashtag para que os participantes utilizem em suas postagens e promova mais interação.
Os eventos híbridos estão conquistando cada vez mais espaço e prometem continuar no mercado. A retransmissão de videoconferências é uma das principais tendências, que quando bem aplicada, causa o impacto necessário para gerar um grande alcance e até transformar os visitantes em novos leads, ou seja, alguém interessado no tema do seu negócio.
Trabalhar com inovação tecnológica gera mais engajamento e produtividade da equipe. Permite ampliar o alcance do evento, de forma exponencial, mais dinâmica e proativa. Processos mais eficientes, ágeis e com custos menores, impactam positivamente na produtividade do seu evento, além de possibilitar o aumento de vendas, uma vez que melhora também o relacionamento e a comunicação da empresa para com os clientes.
Tendências: ficar por dentro e implementá-las
Em uma empresa, a tecnologia e a inovação podem ser sinônimo de agregação de valor ao branding do seu produto e uma marca mais relevante no mercado. Ficar por dentro das tendências e implementá-las em sua própria estratégia é uma das melhores maneiras de permanecer à frente de seus concorrentes, no mercado.
A mudança de comportamento de consumo que vivenciamos nos últimos anos está fortemente vinculada às mídias digitais, que passaram a desempenhar um papel relevante nas nossas vidas.
Expo Turismo Paraíba
Eventos é uma solução viável, assertiva e totalmente eficaz para dar visibilidade e projeção aos pequenos negócios no mercado. Como exemplo de evento criativo, chamamos a atenção do leitor para a Expo Turismo Paraíba, que acontecerá de 5 a 7 de maio, em João Pessoa, capital da Paraíba.
Uma feira 100% paraibana, com expositores de 90 municípios, das doze regiões turísticas, do Mapa da Regionalização do Turismo – MTUR. Uma proposta inovadora e oportuna para dar visibilidade a vários destinos turísticos, ainda desconhecidos, mas que contribuem para a diversidade da oferta turística da Paraíba, nas suas diversas modalidades: turismo rural, sol e mar, cultural, aventura, ecoturismo, religioso, náutico, pesca esportiva, negócios e eventos. Acesse: www.expoturismoparaiba.com.br
Criatividade e inovação
Investir em criatividade e inovação é prioridade para os eventos criativos e colaborativos. Além de sua empresa se destacar, fortalece ainda mais o relacionamento com os clientes e pode criar parcerias sólidas, que agreguem valor para todos os envolvidos e possibilitem a expansão de mercado. A tecnologia não substituirá o evento, mas contribuirá, consideravelmente para a sua melhoria.
Regina Medeiros Amorim
Gestora de Turismo e Economia Criativa. Paraibana, sertaneja, natural de Santa Luzia. Em 1976 mudou-se para a capital paraibana. Viveu em Maceió (Al) de 1989 a 1999. Radicada em João Pessoa desde 2000.
Trabalha no Sebrae da Paraíba. Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo.
Facebook: https://www.facebook.com/regina.medeirosamorim
E-mail: reginaamorim1256@gmail.com
Edição: Josy Gomes Murta