Economia criativa: fatores determinantes para o sucesso dos eventos e de qualquer atividade econômica
Por Regina Medeiros Amorim
Na atual conjuntura econômica as empresas poderão atingir os resultados mais significativos, com um modelo de negócio em que a participação e a criatividade, agreguem valor e atendam às demandas do mercado. São os elementos intangíveis, tais como imagem, marcas, informações, credibilidade, experiências e criatividade, que geram riqueza e estão no imaginário das pessoas.
Nesse contexto, as experiências únicas e marcantes dos eventos passam a impactar de forma mais eficiente, tanto expositores como visitantes, trazendo retorno muito mais positivo e duradouro.
Eficaz
Eventos são uma ferramenta eficaz para tocar as pessoas, gerando emoções e proporcionando experiências. Ajudam a modelar identidade, compartilhar sensações e criar memória. O conhecimento e uma boa sinergia também são fatores determinantes para o sucesso dos eventos e de qualquer atividade econômica. Funcionam como uma poderosa estratégia de atração para o turismo e já fazem parte dos planos de desenvolvimento e de marketing de várias localidades turísticas.
Os impactos que esses eventos podem determinar são de absoluta importância para a competitividade dos destinos turísticos e devem ser percebidos pelos organizadores e pela comunidade local, como fatores de desenvolvimento, riqueza, coesão social e territorial, benefícios econômicos, incentivos e redução de custos sociais.
Interesse
O mercado turístico está cada vez mais competitivo e dinâmico, com a evolução contínua da demanda e o surgimento de novos negócios criativos, que contribuem para renovar e expandir a oferta. O interesse pelos eventos, sejam eles sociais e culturais, esportivos, corporativos e outros, tendem a aumentar no mercado, em virtude de proporcionar conhecimentos, inovação, momentos presenciais entre as pessoas, em qualquer lugar do planeta.
Algumas condições são determinantes para o sucesso de um evento, entre elas, saber unir as novas necessidades com as tradicionais pois, apesar de todos os indicadores apontarem para uma mudança radical do homem no século XXI, estes estarão sempre, ancorados no passado.
Tradição
Os eventos relacionados à história, cultura e às tradições locais, muitas vezes criados como formas de autenticidade, representadas para fins de desenvolvimento do turismo, servirão para manter viva a tradição, não apenas entre os visitantes, mas também entre os moradores e principalmente as novas e as futuras gerações. Entre as práticas culturais, eles continuarão a ser um meio extraordinário de experiência individual e coletiva, devido à sua capacidade física de inovar e preservar a celebração.
Os eventos artísticos encontram-se inseridos na economia do entretenimento, com as apresentações culturais, que proporcionam prazer, distração, emoção e tudo que contribui para a magia dos eventos artísticos. Ainda são insuficientes os dados estatísticos sobre o setor de entretenimentos e eventos artísticos ou culturais, embora seja um expressivo setor econômico do Brasil.
Feiras e eventos
As feiras de negócios são uma das principais ferramentas das relações comerciais e de mídia presencial. Permitem aos expositores atualizar e ampliar seu banco de informações de clientes, produtos e serviços em exposição, mas também lidar com esses clientes, proporcionando-lhes valor e satisfação em forma de benefício. Feiras e eventos são uma maneira da empresa comunicar-se com o mercado e otimizar resultados e relacionamentos com seu público. Um excelente espaço para reflexão, integração, promoção e divulgação.
Os eventos contribuirão a desempenhar um papel de agentes de inovação social e constituirão momentos de alta qualidade, se concebidos, desenvolvidos e conduzidos de forma a dar uma maior sensibilidade ao ambiente de negócios e a prática da sustentabilidade econômica, ambiental e social.
Diferenciados
Os eventos de maior sucesso serão aqueles capazes de deixar fluir, a colaboração, as alianças, as conexões, a organização em rede, o aprendizado e os círculos virtuosos da complexa cadeia de eventos.
Eles serão altamente diferenciados para atingir objetivos e cada vez mais variados, para atender públicos diversificados. O sucesso de qualquer estratégia em eventos é satisfazer a vários públicos conforme as suas demandas.
Regina Medeiros Amorim
Gestora de Turismo e Economia Criativa. Paraibana, sertaneja, natural de Santa Luzia. Em 1976 mudou-se para a capital paraibana. Viveu em Maceió (Al) de 1989 a 1999. Radicada em João Pessoa desde 2000.
Trabalha no Sebrae da Paraíba. Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo.
Facebook: https://www.facebook.com/regina.medeirosamorim
E-mail: reginaamorim1256@gmail.com
Edição: Josy Gomes Murta