Empresário compra 10 mil bikes que iam para o lixo e doa a alunos pobres
O empresário Mike Than Tun Win descobriu que milhares de bicicletas novinhas, recém-fabricadas, iriam para o lixo devido ao processo de falência e fechamento de uma fábrica de bicicletas em Mianmar, na Ásia.
Mike decidiu intervir e comprou toda a produção que estava parada no pátio da fábrica, doando cerca de 10 mil bicicletas para crianças carentes espalhadas por todo o país. O empreendedor pensou em todas as crianças das vilas próximas que caminham, em muitos casos, por horas, para chegar à escola. Foi aí que surgiu a ideia de comprar e doar as bikes.
“É comum ver filas e filas de estudantes caminhando longas distâncias de casa para a escola em aldeias rurais”, disse Mike.
“Alguns alunos chegam a caminhar por horas de casa para a escola e as famílias dificilmente podem pagar por uma forma simples de transporte, como bicicleta ou motocicleta… um ônibus escolar é quase inédito para os estudantes nas aldeias rurais.”
Mike conta que não foi nada fácil passar pela burocracia e conseguir o reconhecimento pela propriedade das bicicletas, que estavam sob jurisdição de Cingapura. Para facilitar o processo, ele abriu uma organização sem fins lucrativos, a LessWalk, para que pudesse comprar todas as bicicletas não usadas.
Após dois meses de entraves, o empresário conseguiu receber 4,7 mil bikes e outras 5,3 mil estão a caminho. Todas as bikes serão doadas para crianças em idade escolar.
“A iniciativa é melhor do que o esperado, já que eu estava tentando comprar bicicletas usadas de cemitérios de reciclagem, mas consegui obter bicicletas 100% novas a um preço muito bom!”, escreveu Win em um blog.
“Todas as bicicletas são gratuitas para os estudantes que vivem abaixo da linha da pobreza em Mianmar e precisam andar 2 quilômetros até a escola”, acrescentou.
A LessWalk tem recebido doações e patrocínios externos para que continue a adquirir mais bicicletas da antiga fábrica.
Mike Win afirma ter recebido US$ 400 mil (R$ 1,6 milhão) em doações, cerca de 25% do dinheiro investido – os outros 75% vieram do seu próprio bolso.
Atualmente ele está dialogando com instituições filantrópicas e organizações governamentais para distribuir adequadamente as bikes nas próximas semanas. “Estou planejando isso desde 1º de março, quando publiquei [minha ideia] no Facebook e no Linkedin”, escreveu Win.
“Três meses depois do meu post, estou super feliz por poder finalmente começar a trabalhar nisso!”
Com informações: RPA / Tech Crunch