Encantos da Areia: artistas realizam intervenção artística no Conde
Uns caminham sobre ela, outros jogam lixo. O mar a lava. Nas mãos dos irmãos Márcio Santhos e Allan Rosa areia é arte, das mais grandiosas e intrigantes. Com os ‘Meninos de Areia’, os grãos unidos são matéria-prima e transformam-se em esculturas cheias de detalhes.
Neste sábado (10) e domingo (11), os irmãos farão uma intervenção artística no município do Conde, no litoral sul da Paraíba, a cerca de 20 km da capital João Pessoa. Naturais de Monte Horebe, no sertão paraibano, os meninos ficaram famosos com os trabalhos com areia da praia e água potável.
Nossa Senhora Aparecida, castelos, figuras femininas, futebol, carros e temas ligados ao universo infantil foram algumas das obras criadas por Allan Rosa e Márcio Santhos. Na intervenção intitulada ‘Encantos da Areia’ exibirão esculturas criadas com a experiência dos 15 anos de trabalho.
A dupla já visitou diversas cidades do litoral brasileiro e e até outros países como os Estados Unidos, Colômbia e Panamá. Os meninos começaram a carreira fazendo tartarugas e tubarões. Os elogios incentivaram os garotos a aprimorar o trabalho. Sem usar nenhum produto químico, as obras duram de 30 a 40 dias.
Durante os dois dias de exposição, moradores e turistas poderão conversar com os artistas para tirar dúvidas em relação ao material utilizado para a confecção dos trabalhos. As obras estarão no Sítio Tambaba.
A atividade é realizada pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC), com a coordenação do artista plástico Edilson Parra, responsável por outras intervenções e intercâmbios na cidade e também por eventos de grande porte como o ‘Panapaná’.
Obras dos Meninos de Areia
Com informações: Secomd / G1