Escocês cria garrafa sem plástico e que se decompõe em três semanas
O cientista escocês James Longcroft desenvolveu um tipo de garrafa sustentável sem plástico que se decompõe em três semanas. A proposta é substituir as poluentes garrafas de plástico.
A parte externa da chamada Choose Water é feita de papel reciclado, doado por empresas e escritórios locais. O interior, à prova de água, é feito com um material específico, desenvolvido pelo cientista. Quando descartada, seja na água ou na terra, a garrafa se decompõe completamente em três semanas. A tampa, feita de aço, enferruja e desaparece em um ano.
O plástico, lembra o Business Insider, pode demorar centenas de anos para se decompor no meio ambiente.
Para produção da garrafa sustentável, Longcroft iniciou uma campanha de financiamento coletivo. Em dois dias, conseguiu o apoio de 200 pessoas e arrecadou mais de 60% da sua meta de 25 mil libras (cerca de R$ 120 mil). A expectativa é de que as garrafas estejam disponíveis para venda em lojas até o fim do ano. O preço estimado é entre 0,85 libra e 0,90 libra (cerca de R$ 4).
O negócio
Há dois anos, quando a Choose Water foi criada, atuava como uma empresa de água engarrafada que usava todo o seu lucro para enviar água limpa a lugares remotos na África. Mas James Longcroft logo percebeu que, apesar de estar ajudando a população, seu produto estava aumentando o problema do lixo no ambiente.
As garrafas sem plástico foram a forma que ele encontrou para continuar ganhando dinheiro para manter o trabalho na África.
Com informações: Época / The Scotsman