Escócia proíbe venda de cotonetes no país
Da reflexão para a ação. O uso de plástico na produção de cotonetes está proibido na Escócia, que a partir de agora só comercializará cotonetes feitos de papel.
A medida é uma das ações para reduzir a quantidade de plástico no oceano. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Roseanna Cunningham, várias campanhas foram realizadas com o objetivo de conscientizar a população escocesa a parar de jogar cotonetes em vasos sanitários. Sem sucesso, o governo partiu para a proibição.
O país possui um excelente sistema de tratamento de água. O processo, no entanto, não dá conta de filtrar pequenos pedaços de plástico, que acabam indo direto para o oceano. “Isso pode matar animais marinhos e aves. Estamos falando de vidas!”, diz a secretária.
Se a medida for aceita, o país deverá ser o primeiro do Reino Unido a evitar o uso do material, e estima que isso vá reduzir pela metade os plásticos descartados indevidamente no mar.
Segundo o Green Savers, os cotonetes são alguns dos resíduos mais encontrados no mar, e eles podem ser extremamente nocivos a este ambiente.
Veja esta foto. Pare para repensar seus hábitos de higiene!
A imagem (acima) foi finalista do prêmio Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano, promovido pelo Museu de História Nacional.
A Escócia foi mais além. Da reflexão para a ação!
💡 Cá entre nós: Mudar alguns hábitos é de extrema importância para que os impactos provocados ao meio ambiente sejam minimizados.
Dica: O plástico do cotonete pode ser reciclado, mas para isso você vai precisar tirar o algodão das extremidades e descartá-lo separadamente. Mas, se você preocupa-se com o lixo desnecessário que esse item gera, então pode ficar tranquilo, pois os otorrinos recomendam que deixemos de usar cotonetes pela saúde dos nossos ouvidos.
Com informações: The Greenest Post / Hypeness