Escritora brasileira ganha importante Prêmio em Paris, na França
A escritora Ângela Brodbeck Gomes, nasceu em Olinda (PE). Radicada na Suíça há quase 30 anos. Ela ganhou o Prêmio Luiza Brunet 2022 de combate à violência contras as mulheres.
A cerimônia, organizada pela High Profile, aconteceu no domingo (25/09), em Paris, França. A premiação faz parte de três eventos anuais com o propósito de unir e prestigiar a comunidade brasileira no exterior.
A premiação de 22 pessoas aconteceu no salão Gustave Eiffel Lounge, segundo andar da Torre Eiffel. Na plateia mais de 150 convidados, e contou também com a participação da Rainha do Congo – Sua Majestade Rainha Diambi Kabatusuila, que na ocasião entregou o “Prêmio Internacional Queen Diambi de Inclusão de Raça” para aqueles que de alguma forma trabalharam na inserção de afrodescendentes em suas empresas, vindo direto de New York, após participar da 77 UNGA na ONU.
Pela primeira vez na história mundial – uma premiação tão importante para brasileiros – desde que foi construída em 1889. O sentimento de patriotismo envolveu todos os presentes, uma vez que a cada entrada de um convidado brasileiro residente num país europeu eram saudados pela bandeira de seu país de coração. Muita emoção!
Dança amazonense
Entre as atrações culturais, destaque para o espetáculo de dança amazonense – conduzido por Stella Rocha e um trio de violinistas enaltecendo a Música Popular Brasileira.
Conduziu a cerimônia a empresária/ativista Luiza Brunet – junto com o idealizador/organizador do evento, o empresário Rafael dos Santos. “É com muito orgulho que estamos mostrando a força, a dedicação e o trabalho de brasileiros no exterior. E esse ano, além das 22 categorias para a comunidade, também tiveram oito especiais, como Prêmio ‘Luiza Brunet’ de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, o Prêmio Internacional Orgulho LGBTQ+ e o premio de Inclusão de Deficientes”, declarou Rafael Santos.
Ao falar sobre o evento Luiza Brunet declarou que sentiu-se extremamente orgulhosa de poder participar de uma premiação tão importante para a comunidade brasileira e ficou lisonjeada em ter um prêmio com o seu nome. “A Premiação ajuda a dar mais voz ainda a mulheres brasileiras e imigrantes, não somente no Brasil mas no mundo inteiro”, ressaltou.
High Profile Magazine
Na oportunidade a High Profile Magazine, além da premiação também homenageou os convidados com um passeio turístico pela cidade Luz, que começou pelo Museu do Louvre, seguindo pelo Arco do Triunfo, depois, pelo Palais de Chaillot, Champ de Mars e terminando perto da Torre Eiffel, com um maravilhoso piquenique na bela praça Champs de Mars.
Segundo a autora brasileira, indiretamente o prêmio vai influenciar na sua carreira como escritora: “Na minha autobiografia, falo sobre violência a mulher sofrida na própria pele, quando falo de violência eu posso afirmar. Para uma mulher que é possível seguir em frente, ela poderá sorrir de novo, um dia o sol volta brilhar. Minha trajetória no ativismo contra violência e minha carreira literária estão entrelaçadas.”, comenta Ângela.
Rede sem Fronteiras
A autora participou também da feira de Lisboa em Portugal, pelo estande do Rede sem Fronteiras, e recebeu um prêmio de reconhecimento durante o nono aniversário da entidade no Grêmio Literário de Lisboa -PT.
Com informações: Patrick Sousa/Ascom – Folha Nacional