Estudo aponta que a Paraíba é o estado do Nordeste menos impactado pela crise
Pesquisa divulgada pela Consultoria Tendências traz informações que a Paraíba foi o estado do Nordeste do Brasil menos impactado pela crise econômica nacional.
Segundo informações do Jornal o Globo, no ano de 2015 e 2016, o Produto Interno Bruto (PIB) retraiu, respectivamente, 0,2% e 2,6%, enquanto a queda em âmbito nacional foi de 3,8% e 3,5% no mesmo período.
O estudo da Consultoria Tendências comprova que a economia paraibana tem conseguido minimizar os impactos da recessão. O reflexo é percebido no mercado de trabalho local, que sofreu retração de apenas 2,85% em 2016 na comparação com 2015, a menor redução entre os nove estados nordestinos, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Outro detalhe que foi evidenciado pela consultoria é que o comércio varejista paraibano também tem apontado que o estado vem superando as adversidades. O comércio é considerado um importante termômetro da atividade econômica.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos dois últimos meses analisados (novembro e outubro) a Paraíba apresentou alta, com destaque para novembro, quando foi registrada expansão de 11% nas vendas ante o mesmo período de 2015. Comparando estes dados, o país sofreu redução de 3,5%. No acumulado do ano, a retração no mercado paraibano é de apenas 1,9%, o terceiro melhor desempenho do Brasil.
Com informações: Paraíba todo dia