EUA: Veteranos estão encontrando alívio da dor através da ‘Float Therapy’

Terapia de flutuação, um tratamento alternativo para doenças físicas e emocionais. Veteranos dos EUA estão encontrando uma fonte extraordinária de alívio da dor e Perturbação de stresse pós-traumático (PTSD). 

A ‘Float Therapy’ é realizada em uma pequena piscina cheia com 10 centímetros de água salgada contendo cerca de 1.000 quilos de sulfato de magnésio (como é mais conhecido, o sal Epsom). Os altos níveis de sal neutralizam os efeitos da gravidade, permitem que o paciente flutue suavemente em cima do leito de água.

A água é aquecida a cerca de 94,2 graus Fahrenheit – aproximadamente a mesma temperatura do corpo humano, o que cria a sensação de estar suspenso no ar.

Câmara de privação sensorial

No ambiente escuro e sem som, a sala, também conhecida como “câmara de privação sensorial”, cria uma atmosfera de meditação e contemplação profunda, permitindo que a mente entre no estado Theta: a frequência com que o cérebro opera antes de cair em sono profundo.

Ao privar os pacientes de informações sensoriais, a experiência permite um ambiente seguro e terapêutico com o qual os veteranos podem experimentar relaxamento significativo, capaz até mesmo processar traumas passados.

Foto: Reprodução

O veterano da Força Aérea Trey Hearn estava tão convencido dos benefícios da privação sensorial, que ele e seu irmão abriram a Float Brothers em Destin, Flórida.

Trey disse que vê isso como uma forma de sentir-se seguro o suficiente para abordar os eventos traumáticos reprimidos durante uma espécie de “sessão de aconselhamento interno com eles mesmos”.

Já Wesley Hernandez, de 33 anos, um veterano que está em tratamento de flotação desde junho em Nashville, Tennessee, comentou: “A última vez que fui, não queria nem sair da água; é uma fuga do estresse e do drama. É como uma meditação profunda”.

Este estudo de 2014 mostra que os pacientes que foram submetidos a terapia de flutuação experimentaram reduções na pressão arterial, estresse, ansiedade e dor física, bem como melhorias na qualidade do sono e otimismo.

A esposa e cuidadora de Wesley, Leah, disse que é a melhor terapia que eles encontraram até agora. “De todas as terapias oferecidas a nós pelo Projeto Wounded Warriors, flutuar tem sido o que ele parece querer fazer mais e mais”, completa. 


Com informações: GNN / Medical Daily Times Military 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.