Exame de sangue simples pode detectar 50 tipos de câncer em seus estágios iniciais

Enquanto um exame de câncer requer uma consulta individual com um médico, este simples exame de sangue pode rastrear 50 cânceres separados e detectá-los a uma taxa bem acima da média dos exames.

Os pesquisadores vêm trabalhando nisso há anos. Reportando sobre um grande estudo lançado em março de 2020. “Se pudéssemos alcançar a detecção precoce para apenas metade dos pacientes com câncer, poderíamos salvar milhões de vidas todos os anos em todo o mundo”.

Destinado a indivíduos com mais de 50 anos, a facilidade e eficácia do processo de teste podem ajudar a detectar alguns tipos de câncer difíceis de diagnosticar quando eles estão em seus estágios iniciais, como alguns cânceres de sangue, ovário, cabeça e pescoço e pancreático Câncer.

Desenvolvido por uma empresa de biotecnologia americana chamada Graal, os testes com cerca de 3.000 pessoas procuraram pequenos vazamentos de DNA alterado que vazam de tumores para a corrente sanguínea.

Teste

O teste usa aprendizado de máquina, um tipo de inteligência artificial, para procurar mudanças na “metilação” do DNA. A metilação do DNA é um registro das mudanças – frequentemente danos – que o DNA experimenta ao longo de sua vida – e está sendo teorizada como um possível detector de câncer, mas também como o marcador mais verdadeiro do envelhecimento biológico.

Alguns cânceres, como o de pâncreas, foram detectados com 63% de precisão, mesmo no estágio 1.

Criticamente, as taxas de detecção mais bem-sucedidas foram encontradas em tumores não sólidos, ou seja, tumores para os quais não há métodos de triagem, como câncer de fígado, pâncreas e esofágico.

O melhor de tudo é que a taxa de falsos positivos foi inferior a 0,07%, compare isso com 10% para a mamografia, e o teste foi capaz de detectar o local no corpo onde o câncer estava crescendo a uma taxa de 90%.

Mais evidências

Outro ensaio do teste do Graal conduzido pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido e com 140.000 voluntários acabou recentemente, e os resultados são esperados para 2023.

Em um comunicado, o chefe de câncer do NHS, Peter Johnson, disse: “Este último estudo fornece mais evidências de que exames de sangue como este podem ajudar o NHS a cumprir sua ambiciosa meta de encontrar três quartos dos cânceres em um estágio inicial, quando eles têm a maior chance de cura.”


Com informações: The Guardian / GNN / World At Large

Edição: Josy Gomes Murta


Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.