Exposição EEncontrosSS, na Galeria Gamela: Flávio Tavares, Miguel dos Santos e Fred Svendsen
Coletiva com os três mais expressivos artistas visuais, durante este mês de julho, na Galeria Gamela, João Pessoa (PB).
Pela primeira vez um encontro de gerações: Flávio Tavares e Miguel dos Santos (Geração 60). Fred Svendsen (Geração 70).
“Muito do que se vê nas artes visuais da Paraíba veio depois destas gerações, por isso a grande importância da mostra. Coisa muito difícil de acontecer, porque cada um tem seu público e sua história, e nunca foi feito desta forma, sempre expusemos individualmente em grandes coletivas.” Fred Svendsen
Na mostra é possível contemplar e adquirir os trabalhos dos três artistas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Um tripé da arte paraibana com tendências diferenciadas. Imperdível.
Flávio Tavares
Flávio Roberto Tavares de Melo, nasceu no dia 15 de fevereiro de 1950, na cidade de João Pessoa (PB). Neto e filho de artistas, seu avô paterno, Pedro Damião, um notável fotógrafo, e seu pai, Arnaldo, além de renomado médico, dedicava-se nas horas vagas, ao desenho, a bico-de-pena, tendo ilustrado diversos livros e, ao longo de décadas, produzido centenas de vinhetas para jornais do Estado.
O artista desde criança já mostrava genuína intimidade com o desenho e a pintura, sendo inicialmente orientado pelo Dr. Arnaldo e, desde então, não parou de exercitar-se, de indagar e experimentar.
O pintor, desenhista e cenógrafo já participou de importantes mostras em grandes cidades do Brasil e do mundo.
Miguel dos Santos
Miguel Domingos dos Santos nasceu na cidade de Caruaru, no vizinho estado de Pernambuco, no dia 3 de novembro de 1944.
Interessou-se pelas artes plásticas desde os 4 anos de idade, quando frequentava a Feira de Caruaru com o avô. No local, o menino observava com sensibilidade o tabuleiro do Mestre Vitalino, um conceituado artesão que retratava em seus bonecos de barro a cultura e o folclore do povo nordestino.
Artista plástico, escultor, ceramista, pintor e desenhista. As obras de Miguel dos Santos fazem referência à cultura nordestina e africana, perpassando pelo realismo mágico, barroco e modernismo.
Miguel dos Santos é um multiartista. Ele é considerado um dos mais importantes ceramistas do país, com obras conhecidas em todo mundo.
Autodidata e tornou-se escultor e desenhista sem nunca abandonar esse universo estruturado em raízes brasileiras. Suas peças são feitas com o barro da própria região onde trabalha e queimadas em forno de alta temperatura.
O artista vive na capital paraibana desde o ano de 1960.
Fred Svendsen
Frederico Svendsen mais conhecido como “Fred Svendsen”. Nasceu na cidade de João Pessoa, no dia 3 de janeiro de 1960.
Pintor, desenhista, gravador, escultor e designer. Iniciou sua carreira como ilustrador do suplemento literário do Correio das Artes, entre os anos de 1976 e 1980.
Trabalhou como ilustrador de livros, jornais e revistas, a exemplo do suplemento Tudo do Diário da Borborema, Campina Grande (PB); Oficina Literária, Aguardente e Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro; Revista Íris-Foto Cine Som; Revista de Educação e Cultura do Festival de Arte de Areia (PB).
Fred Svendsen é vice-presidente da Associação dos Artistas Plásticos Profissionais da Paraíba (AAPP-PB), por duas gestões.
O artista foi premiado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/2001).
Serviço:
Nova Exposição EEncontrosSS
Galeria Gamela
Período: julho de 2017
Local: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 756/101, esquina com a Av. Olinda,193, Tambaú, CEP 58000-970
Telefone: (83) 3226-1436 / 9962-7969 / 8815-5944
Por Josy Gomes Murta, da Redação do Conexão Boas Notícias