Exposição Sergipe Negro e Plural celebra o Dia Nacional da Consciência Negra
As cores, a diversidade, o sincretismo. Esses elementos estão expressos nas pinceladas e esculturas de um grupo de artistas em uma exposição em Sergipe. Com o título de “Sergipe Negro e Plural”, a mostra faz alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro no Brasil.
Os trabalhos de 14 artistas estão expostos no Corredor Cultural Irmão, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Nas paredes, há obras de Bosco Rollemberg, Caã, Cláudia Toscano, Dilson, Edioclésio, Fábio Pamplona e Suy Barros em pinturas sobre tela com variadas percepções a partir do tema central da negritude.
As esculturas de traços definidos de Gleide Selma, Josemir Costa (Ofá Modê), Marcelo Kernbeis e Zeus também dividem espaço com as xilogravuras de Jacira Mouram e Vilma Rebouças, além das fotografias de Pritty Reis.
Além da mostra, o evento também homenageia personalidades que contribuem no fortalecimento das referências da cultura afro em diversas áreas, como a música, literatura, teatro, entre outras expressões.
Receberam menções honrosas, Santo Souza (in memoriam), Clélia Ferreira Santos, Luiz Carlos Vieira Tavares Rita de Cássia Maia Santos, José Ronaldo de Menezes (Zé Rolinha), Carlos Augusto Santos, Hippolyte Brice Sogbossi, Alexandra Dumas e Fernando José Ferreira Aguiar.
O historiador Fernando Aguiar destacou a importância da iniciativa. Ele é um dos homenageados por suas pesquisas de temas ligados à cultura africana, cultos religiosos, movimentos populares e educação. “Reconhecer é uma forma de agradecer. Nós agradecemos sempre quando toda a memória é lembrada.
Nesses tempos sombrios em que vivemos, onde as intolerâncias, a descriminação e o preconceito, principalmente em relação às questões de gênero, etnicidade e racialidade gritam, é muito importante trazerem esta exposição”, disse.
A mostra Sergipe Negro e Plural, lançada na terça-feira (14) fica aberta para visitação durante todo o mês de novembro. Mensalmente o Corredor Cultural Irmão promove exposições com diferentes temáticas.
Serviço
Exposição Sergipe Negro e Plural
Data: 14 a 30 novembro de 2017
Local: Corredor Cultural Irmão, Rua Vila Cristina, nº 1051, Bairro 13 de Julho – Aracaju (SE)
Entrada: Gratuita
Com informações: SE Notícias / Secult-SE