Feminina arte da sétima edição da Feira das Mulheres Artesãs da Paraíba
Em todos os meses, dias e milésimos de segundos do ano, os fios, as tintas, as fibras e as palavras transpassam a vida delas, das peças ao som. A Feira das Mulheres Artesãs da Paraíba traz a mistura e a diversidade que entrelaça todas elas na unidade feminina da arte e da cultura do estado.
A sétima edição do evento que reúne cerca de 200 artesãs de diversas cidades da Paraíba começa nesta terça-feira (8) e segue até a quinta-feira (10), no pátio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em João Pessoa. A abertura da feira será às 18h.
A autonomia econômica e o exercício da cidadania, além do protagonismo feminino são os grandes destaques da mostra que acontece no mês no qual é comemorado o Dia das Mães e das Noivas. “O talento e a capacidade criadora produzem novos arranjos, recriam a sua capacidade multifuncional e as projetam no mercado da produção brasileira do artesanato”, ressalta Valquíria Alencar, presidente do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac), responsável pela organização da feira.
Na abertura haverá uma apresentação da banda da Polícia Militar da Paraíba. O momento musical dentro da programação da feira ainda inclui a participação do trio de forró Os Fulanos e da cirandeira Vó Mera.
Consolidada no calendário, a Feira das Mulheres Artesãs da Paraíba tem novidades nessa edição: a literatura. As escritoras paraibanas Letícia Palmeira, Anna Apolinário e Mayara Vieira foram convidadas para participar da roda de conversa “Mulheres produzindo palavras e sons”. Na ocasião as autoras apresentarão suas obras e a produção literária das mulheres do estado.
Com o artesanato como ponto alto, o evento também abre espaço para o debate sobre o combate à violência contra a mulher, a serviços de informação e de delegacias especializadas das mulheres e do idoso, além da Campanha Maio Amarelo, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB).
Participam da sétima edição da Feira das Mulheres Artesãs da Paraíba as artistas das cidades de Areia, Alagoa Grande, Araruna, Bayeux, Boa Vista, Boqueirão, Borborema, Cabedelo, Cabaceiras, Cachoeira dos Índios, Campina Grande, Conde, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Ingá, João Pessoa, Lagoa Seca, Mamanguape, Nova Palmeira, Patos, Picuí, Pitimbu, Pombal, Queimadas, Santa Rita, Santa Luzia, São Bento, São João do Cariri e Serra Redonda.
Com informações: Secom-PB