Ficou mais fácil requerer aposentadoria por idade e salário maternidade

Fim do tempo de espera para ser atendido. Os benefícios urbanos de aposentadoria por idade e salário-maternidade somente serão concedidos na modalidade à distância. 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utilizará as informações previdenciárias  já constantes em seus sistemas para o reconhecimento do direito e para a concessão automática do benefício.

De acordo com a medida publicada na segunda-feira (21), os segurados poderão requerer esses benefícios por meio do Meu INSS (inss.gov.br) ou pela Central 135. O cidadão passará a receber o protocolo de atendimento, sem precisar agendar data para ser atendido na agência. O acompanhamento dos pedidos de beneficio ocorrerá por meio destes canais eletrônicos e, somente se necessário, o segurado será chamado para ir à agência do INSS.

Atendimento

Com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido em uma agência perto da sua residência. Além do mais, a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.

O INSS espera que com a ampliação da concessão automática, o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente. Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma.

Meu INSS

Foto: Reprodução

O canal já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou pelo celular.

O instituto vem trabalhando para a melhoria do Meu INSS: canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.

E, a partir de hoje, dia 24 de maio, vários serviços que antes eram atendidos somente no atendimento espontâneo agora serão realizados com dia e horários marcados, bastando fazer o agendamento pelo Meu INSS ou telefone 135. Confira a lista dos novos serviços agendáveis abaixo.

Lista dos serviços que passarão a ser atendidos com agendamento:

• Alterar meio de pagamento

• Atualizar dados cadastrais do beneficiário

• Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes

• Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País

• Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF

• Declaração de Cárcere

• Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família

• Cadastrar ou Renovar Procuração

• Cadastrar ou Renovar Representante legal

• Desbloqueio do Benefício para Empréstimo

• Desistir de Aposentadoria

• Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à

• Pensão por Morte

• Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS

• Reativar Benefício

• Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho

• Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

• Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

• Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário

• Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho

• Benefício para outra Agência


Com informações: Assessoria do INSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.