Filipinas: garrafas PET recheadas com lixo plástico viram tijolo ecológico
Uma solução criativa para tentar minimizar o problema e reduzir o impacto do plástico sobre o meio ambiente: o “ecobrick”, um tijolo ecológico, feito com garrafas PET vazias que são recheadas com lixo plástico, como embalagens, canudos, bitucas de cigarro e papel filme (resíduos não biodegradáveis) e que geralmente não são reciclados.
As garrafas devem ser cheias em sua capacidade máxima para que os ecobricks tenham o peso necessário para garantir a segurança da construção.
Exemplificando: uma PET de 250 ml deve pesar 100 gramas, uma de 500 ml 2oo gramas e uma de 1 litro entre 350 e 370 gramas.
Nas Filipinas, a ONG responsável pelo projeto criou vários pontos de coleta no país onde as pessoas podem doar suas garrafas com lixo.
Ziggie Gonzales, da organização The Plastic Solution, parceria da Ecobricks nas Filipinas, explica: “Plástico não se decompõe, ou seja, ele praticamente dura para sempre. É importantíssimo minimizar seu uso. A reciclagem tem um limite para este material e para ser reutilizado, é necessário que a matéria-prima seja a mesma. Além disso, só é possível derretê-lo e reusá-lo um certo número de vezes”.
Veja o Vídeo!
Com informações: Conexão Planeta