Fundação de Bill Gates paga dívida da Nigéria e salva milhões de crianças
O casal Gates decidiu pagar a dívida dos nigerianos com os japoneses, através da Bill and Melinda Gattes Foundation, a maior organização filantrópica particular do mundo. Foram doados US$ 76 milhões (R$ 250 milhões) para a Nigéria.
O país já teve mais da metade dos casos de poliomielite (também conhecida como paralisia infantil) registrados no mundo. E não faz muito tempo que o problema ligou o alerta vermelho dos governantes do país.
Sem recursos financeiros para combater o número crescente de casos de poliomielite, em 2014, a Nigéria recebeu do Japão, via Overseas Development Assistance (ODAs), um empréstimo para que o programa fosse posto em prática e a doença erradicada. E foi o que aconteceu.
É tanto que entre julho de 2014 e agosto de 2016, apenas dois casos da doença foram registrados. Em 2017, não houve nenhuma ocorrência do vírus.
O acordo
De acordo com o jornal nigeriano Premium Times, o governo do país acertou com a fundação de Gates o pagamento integral do empréstimo tomado para por o tratamento contra a poliomielite em ação.
No acordo firmado com o Japão, a Nigéria teria quatro anos para pagar o montante de 76 milhões de dólares (mais de 245 milhões de reais). Acontece que o país não tem recursos próprios para honrar o acordo, cujo empréstimo deveria ser pago este ano.
A Fundação Gates concordaria em pagar o empréstimo se a Nigéria alcançasse a meta de pelo menos 80% de cobertura de vacinação em pelo menos uma rodada por ano. Como o objetivo foi cumprido, a entidade assume a dívida, que será parcelada em 20 anos.
Poliomielite na Nigéria
Ao longo de todo 2017, o país não registrou nenhum caso novo da doença. A última vez que crianças foram contaminadas com o vírus data de agosto de 2016; à época, a Nigéria já estava há mais de 12 meses sem contaminações.
O quadro atual ainda não permite afirmar que a paralisia infantil está erradicada no país, mas já é um enorme avanço em relação a 2012, quando metade de todos os casos do mundo eram registrados por lá.
Com informações: Vix / Hypeness