Gestão de Carreira Pessoal e Corporativa Motivação – Gerando Superação

Por Henrique Rossoni

Você está sempre motivado? Com autoestima elevada? Ainda há pessoas que pensam não ser possível estar motivado todos os dias das suas vidas e com a autoestima elevada. Você também pensa assim? Se a resposta foi positiva, então, possivelmente, você é um daqueles profissionais que pedem desculpas aos clientes, porque hoje “não estou motivado” daí as coisas não saírem bem. Desculpe o péssimo atendimento, porque hoje “estou com a autoestima em baixa”, volte amanhã, quem sabe, talvez esteja melhor.

E, desta forma encontramos pessoas sem conseguir fazer sucesso, porém com as desculpas sempre em dia. São os especialistas em desculpas. A partir desta leitura, você poderá repensar essas atitudes totalmente ultrapassadas, vamos quebrar esses paradigmas e acabar com a “crença” de que não é possível estar motivado todos os dias.

Agora vamos fazer uma diferenciação fundamental entre autoestima elevada, tristeza ou alegria. Sentimentos de tristeza ou alegria são normais em seres humanos normais. Autoestima é outra coisa, é quanto você se admira, quanto você está de bem consigo mesmo, e sempre decidido a buscar seus objetivos que te motivam, apesar de circunstancialmente estar triste, isto é superação.

A motivação é essencialmente energia interna, (motivo+ação) é a razão porque você faz ou deixa de fazer algo. A motivação vem de dentro de nós, o incentivo e a inspiração vem dos outros, vem de fora. Infelizmente, na sociedade em que vivemos, há uma grande distorção quanto a ter e manter a autoestima elevada, essa sociedade, por interesses econômicos, relaciona a autoestima com: beleza exterior (haja plásticas); quantidade e qualidade de bens materiais; relacionamentos e posição social, etc.

Colocar a sua autoestima à disposição das outras pessoas é risco mortal: se te elogiam a sua autoestima se eleva, se te criticam a sua autoestima baixa. E você quem é? Uma marionete, que coloca o que você tem de mais precioso nas mãos de um titereiro?

Autoestima é a tua essência, é o teu poder pessoal, é algo que depois de adquirido ninguém pode tirar de você. Autoestima são os conhecimentos adquiridos, suas capacidades e habilidades, sua bagagem de vida; são os valores perenes do ser humano. Lembre-se que não há a mínima possibilidade de sucesso, em qualquer área, se não manter a autoestima elevada e a motivação todos os dias. Você precisa estar sempre preparado, porque as oportunidades não avisam quando vão chegar.

Para finalizar aqui vai a “receita” para manter a sua autoestima elevada: 1. Conhecer e desenvolver o seu quociente intelectual; 2. Conhecer e desenvolver o seu quociente emocional e 3. Conhecer e desenvolver o seu quociente espiritual. Com essa tríade equilibrada, você estará motivado todos os dias da semana, todas as semanas do mês, todos os meses do ano e todos os anos que restam da sua vida.

Henrique Rossoni

Nascido em Passo Fundo (RS), radicado em João Pessoa (PB) desde 2005. Há mais de 15 anos realiza consultorias, cursos, palestras, e atuando como life coach e headhunter, nas áreas de Gestão de Carreira Pessoal e Desenvolvimento Corporativo. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Passo Fundo (RS). Pós-Graduado em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas em Brasília (DF). Exerceu funções relevantes no Ministério da Saúde e Ministério da Justiça em Brasília, e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica, no Rio de Janeiro (RJ).

Site: http://www.henriquerossoni.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/antoniohenrique.rossoni

E-mail:  hr@henriquerossoni.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.