Grupo Meu Quintal apresenta canções para crianças com ritmos regionais
De brincadeiras, sons, cheiros, bichos, natureza, infância. Da pureza do ser criança e da simplicidade da vida. Tudo isso cabe no “Meu Quintal”. O grupo musical e literário paraibano é obra de dois artistas das palavras e da canção, Nara Limeira e Naldinho Braga.
Com a proposta de fazer música para crianças, uniram histórias e ritmos. Naldinho trouxe a sua experiência em outros grupos regionais, como Tocaia da Paraíba e Carro de Lata. Nara, por sua vez, acrescentou ao caldeirão o seu trabalho como contadora de histórias, no grupo Teatrália Contos. Assim, foram adicionados na receita xote, ciranda, ijexá, baião, marcha, frevo, canções de ninar e rock and roll.
“Naldinho pegou meus escritos e começamos a brincar de ritmos e fazer músicas, em casa mesmo, a partir da rotina com bichos, zabumba e outros instrumentos. Foi fluindo, fomos mostrando e o trabalho foi ganhando admiradores que começaram a cobrar o CD”, contou Nara. O primeiro, intitulado Meu Quintal veio em 2015 e deu nome a banda. Agora o grupo lança o segundo trabalho, Roda Gigante.
Embora o projeto seja voltado para o público infantil, as canções não têm faixa etária, ouvem os pequenos de 0 aos mais crescidos de 99 anos. “O Meu Quintal remete a um espaço de memória afetiva e mesmo quem não teve um em casa, pode buscar a referência de algum que viu, visitou ou mesmo conheceu na ficção. Tudo isso é uma grande experiência lúdica em que podemos brincar de ser crianças, reencontrar nossa criança através do contato com outras crianças”, ressaltou a cantora.
Além de Nara Limeira (voz) e Naldinho Braga (contrabaixo), participam do grupo os músicos Ana Catarina Leão (vocais), Eliza Garcia (bateria), Rosenilha Fajardo (teclado), Wênia Xavier (percussão) e Eduardo Brito (guitarra).
A banda já se apresentou em algumas cidades da Paraíba e já mostraram o trabalho do projeto em Brasília.
Os dois CD’s do grupo contaram com participações especiais de artistas que entraram na brincadeira como Guga Limeira, Gláucia Lima, Titá Moura, Eleonora Falcone, Ruth Limeira, Luiz Carlos Vasconcelos, Pedro Índio, Helinho Medeiros, Ana Paula Figueiredo e ainda um pequeno coral de crianças.
Para comemorar os 2 anos de existência do Meu Quintal e lançar o disco Roda Gigante, o grupo se apresenta neste domingo (4), na Sala Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa, às 17h, em João Pessoa. A banda promete um show musical animado, recheado de surpresas, convidados especiais e brincadeiras. O repertório será de canções que marcam a trajetória do projeto.
Neste brincar de som de bichos e zabumba, os compositores de “Meu Quintal” têm um objetivo delicado e forte bem definido. “O que queremos é a nossa livre expressão poética e sonora e a possibilidade de brincar com as canções de um jeito simples e pautado no que acreditamos ser um alimento saudável para a alma. A nossa maior satisfação é que as crianças se divertem e brincam com elas”, destacou a compositora Nara Limeira.
Serviço
Show de Aniversário de 2 Anos do Meu Quintal
Local: Sala Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa
Horário: 17h
Dia: 4 de junho (domingo)
Ingressos no local: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Contatos
Facebook: https://www.facebook.com/cantandohistorias
Bandcamp: https://meuquintal.bandcamp.com/releases
Produção: 9 8890-1209 / 9 8880-4279
Onde adquirir o CD: Sebo Cultural; Budega Arte Café; com os autores pelos telefones ou Facebook.
Por Marcella Machado, da redação do Conexão Boas Notícias