Guarabira sedia primeira edição de Festival Internacional de Arte Naïf

As cores vivas e coloridas pintam os caminhos que levam ao brejo paraibano em direção a Guarabira. Nesta quarta-feira (23), às 20h, começa o 1º Festival Internacional de Arte Naïf (Fian) na cidade.

Cerca de 170 obras, produzidas por 103 artistas, de 13 países integram o evento que tem como sede o Centro de Documentação “Coronel João Pimentel” (CEDOC).

Na terra de grandes pintores, o homenageado da primeira edição do festival é o artista plástico Clóvis Junior.

Adriano Dias é o realizador do evento. “Receber em nossa cidade artistas consagrados e outros ainda jovens na cena nacional contribuirá para o fortalecimento dessa corrente estética, permitindo ao público da nossa região o contato com esse universo onírico e multicor de artistas”, ressaltou.

Obra de Adriano Dias. Foto: Reprodução

Clóvis Junior, Adriano Dias, Marby Silva e Madriano Basílio integram a “Escola de Guarabira”, termo cunhado pelo pesquisador Robson Xavier da Costa ao se referir à produção artística do município, de alcance nacional e internacional. Também estarão presentes no 1º FIAN, Valdomiro de Deus, Tânea Maria Pedrosa, Omar Souto, Ana Denise, Hermelindo de Almeida, Helena Coelho, Alex Freire, Tito Lobo, Maria Tereza Braz, Rafael Leon, entre outros.

Além da exposição das obras dos artistas convidados e selecionados, ainda haverá palestras e oficinas sobre arte Naïf. “O festival é muito importante, porque ajuda a arte naïf a ser bem vista, além de contribuir para que a união entre os artistas fique mais forte. Nós queremos mostrar o nosso trabalho e, por meio de nossas obras e do evento, também divulgar a nossa região. Esse festival está dando uma força muito grande para a arte naïf brasileira”, afirmou Helena Vasconcelos, uma das artistas goianas que estará no Fian.

Artista catarinense Tereza Martorano. Foto: Reprodução

A artista catarinense Tereza Martorano é uma das convidadas do evento. “Estou orgulhosa de poder representar a arte naif de Santa Catarina no festival e fazer com que as pessoas conheçam mais meu trabalho. Agradeço o Adriano Dias e sua equipe pelo grande evento”, declarou.

Os artistas que participam do 1º Fian foram selecionados por meio de uma edital, com temática livre. Augusto Luitgards, de Brasília, Mairone Barbosa, de Goiânia, e Robson Xavier, da Paraíba são os curadores do evento. O festival segue até o dia 30 de junho.

Pintora Val Margarida, professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foto: Givaldo Cavalcanti

“A grandeza do festival é de uma abrangência fantástica e multiplicadora, pois com certeza contribuirá para expandir um diálogo entre o contemporâneo e o popular”, afirma a curadora Mairone Barbosa. O 1º Festival Internacional de Arte Naïf é uma iniciativa do Ateliê Adriano Dias, em uma parceria com a Prefeitura Municipal de Guarabira.

A feira. Arte naïf de Marby Silva. A artista plástica integra a “Escola de Guarabira”. Foto: Reprodução

Serviço

1º Festival Internacional de Arte Naïf de Guarabira

Local: Centro de Documentação “Coronel João Pimentel” (CEDOC), Rua Nossa Senhora da Luz, Santa Terezinha – Guarabira (PB)

Abertura: 23 de maio, às 20h

Encerramento: 30 de junho

Obra de Madriano Basilio. O artista plástico integra a “Escola de Guarabira”. Foto: Reprodução

Com informações: O Hoje / Prefeitura de Guarabira / UEPB / São Joaquim Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.