Hospital do Bem: inaugurado nesta segunda-feira em Patos
O Hospital do Bem – Unidade de Oncologia do Sertão, em Patos, foi inaugurado nesta segunda-feira (03). A nova unidade de saúde funcionará como um anexo do Hospital Regional de Patos Deputado Janduhy Carneiro e vai oferecer atendimento a pacientes com câncer do Sertão da Paraíba, diminuindo a demanda em hospitais como o Napoleão Laureano, em João Pessoa.
De acordo com as informações, este será o primeiro Centro Especializado de Câncer do interior do Nordeste e atenderá mais de 900 mil pessoas de 80 municípios. Nele serão tratados os tipos de câncer mais incidentes da população: mama, colo do útero, próstata, cabeça e pescoço. A expectativa de atendimento é de 8 mil procedimentos por ano, incluindo atendimento laboratorial, quimioterapia e cirurgias.
O valor investido na obra foi de R$ 4,7 milhões. O custo de manutenção é de R$ 65 milhões/ano. Em sua estrutura física, o Hospital do Bem conta com áreas para diagnóstico por imagens, quimioterapia, cirurgia oncológica e leitos de retaguarda denominados paliativos.
“Este é um dia muito importante para esta região, porque estamos dando mais dignidade para as pessoas que precisam enfrentar o tratamento do câncer. Com esta Unidade de Oncologia, os pacientes do Sertão poderão ser tratados mais perto de suas casas. Além disso, estamos desafogando a demanda da capital e, ao mesmo tempo, dando a oportunidade para que outras pessoas consigam vagas no Hospital Napoleão Laureano, por exemplo”, declarou o governador Ricardo Coutinho.
A presidente da ONG Amigas Viva a Vida, Gerúsia Delfino, disse emocionada que o Hospital do Bem representa um sonho realizado para todos os que convivem com o câncer. Ela contou que há 21 anos é portadora de câncer e acompanha o sofrimento de quem recebe o diagnóstico e precisa peregrinar para João Pessoa. “Muitos pacientes sofrem com o câncer e com a luta para ir o Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. Com esta unidade aqui em Patos, as pessoas terão seu sofrimento amenizado e mais esperança. É uma grande conquista”, disse.
Estrutura
O Hospital do Bem foi construído com dois andares. No térreo, a estrutura física inclui uma recepção; dois consultórios médicos; uma sala de estabilização com dois leitos; uma sala para aplicação de quimioterapia com 10 cadeiras; uma sala para preparo quimioterápico; uma farmácia; um posto de enfermagem; uma sala de coleta; uma copa; um hall de pacientes e um refeitório. No segundo andar, a estrutura tem 25 leitos de internação e estrutura administrativa.
Atendimento
A assistência hospitalar do Complexo será organizada a partir das necessidades da população, com a finalidade de garantir o atendimento aos usuários, baseado em equipe multiprofissional, na horizontalização do cuidado, na organização de linhas de cuidado e na regulação do acesso.
A atenção hospitalar do Complexo atuará de forma integrada aos demais pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS), em específico da Rede de Urgências e Emergências e da Rede de Atenção às Doenças Crônicas/Oncologia.
A unidade disponibilizará exames de radiologia convencional; mamografia; ultrassonografia com doppler colorido e endoscopia; tomografia computadorizada; ressonância magnética e exames clínicos laboratoriais.
Com informações: Paraíba Já / Secom-PB