IBGE abrirá mais de 200 vagas para o Censo Experimental 2019
Autorizado o novo processo seletivo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Ministro de Estado da Economia publicou no Diário Oficial da União, em sua edição de 25 de março de 2019, a Portaria nº 107 que autoriza o IBGE a contratar 209 profissionais temporários.
Das 209 vagas que estarão em disputa, 4 são para Agente Censitário Municipal, 25 são para Agente Censitário Supervisor e 180 são para Recenseador. As remunerações destes profissionais serão definidas pelo IBGE.
Os profissionais serão contratados a partir de julho deste ano para atuar no Censo Experimental 2019. Os contratos temporários terão duração de um ano, podendo este prazo ser prorrogado.
Com a publicação desta portaria, o IBGE tem seis meses para publicar o edital de abertura das inscrições para seu processo seletivo.
O censo experimental 2019
O censo experimental é considerado um ensaio geral para o Censo Demográfico que acontecerá em 2020. Seu objetivo é avaliar e aperfeiçoar os procedimentos a serem realizados durante o recenseamento.
Ainda não se sabe os locais onde este censo será realizado, mas a ideia é realizar a coleta em um município de até 200.000 habitantes e também em quatro distritos, de forma que as cinco regiões do Brasil sejam abrangidas.
Com informações: Concursos no Brasil