Indiano cria garrafa de bambu para uso diário: 100% ecológica
Um ex-aluno do IIT e agora empresário de Assam, na Índia, Dhritiman Bora, desenvolveu uma técnica artesanal para produzir garrafas de água de bambu. As garrafas de água são biodegradáveis, à prova de vazamentos e 100 % ecológica.
As garrafas são fáceis de transportar – as bocas das garrafas são feitas de cortiça, o que não permite o derrame de água.
Outro ponto positivo dessas garrafas, além do fato de não prejudicarem o meio ambiente, é que essas garrafas mantêm a água fresca durante os verões muito quentes, ao contrário das garrafas plásticas de água.
A manutenção delas é exatamente semelhante à das garrafas que já usamos. Só precisam ser lavadas os interiores uma vez a cada duas semanas com um pincel e mantê-las secas quando não estiverem em uso.
Dhritiman Bora coleta bambus pela selva e os transforma em vasos de plantio de mudas. Os vasos podem ser reutilizados ou facilmente transformados em outros tipos de produtos num segundo momento.
A técnica para a produção das garrafas de bambu – substitutas perfeitas das suas versões plásticas – é totalmente artesanal. E com um detalhe a mais: à prova de vazamentos, e ainda podem ser reutilizadas indefinidamente.
“Quando contida na garrafa, a água permanece fresca e limpa, e pode ser levada para qualquer lugar. As garrafas plásticas são muito ruins para a saúde e no verão não podem ser usadas, porque ficam quentes”, disse o jovem ao portal North East Today.
Um dos principais desafios que Dhritiman Bora enfrenta é a falta de conscientização do povo indiano, que é resistente às alternativas de substituição do plástico.
“Estamos fazendo um trabalho de conscientização para mudar isso… pessoa por pessoa. Mas não é uma tarefa fácil. Acho que demandaria anos. Mas sigo perseverante”, diz. “Ao mesmo tempo, vamos tornar o acesso às garrafas de bambu mais simples e fácil para que mais pessoas possam comprar”, declarou.
Com informações: Índia Today / RPA