Iniciativa global pela preservação da biodiversidade: Um trilhão de árvores
Foi lançada hoje, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, a iniciativa global One Trillion Trees, Um Trilhão de Árvores, na tradução para o português.
Através da plataforma digital 1t.org, o projeto pretende unir esforços internacionais e conectar governos, organizações do terceiro setor, empresas e sociedade para o plantio, o reflorestamento e a conservação de um trilhão de árvores. O objetivo da iniciativa é recuperar a biodiversidade do planeta e combater as mudanças climáticas.
“A próxima década deve ter esforços sem precedentes de colaboração, se quisermos atingir as metas globais de clima, biodiversidade e desenvolvimento sustentável. O 1t.org oferece um exemplo importante de como as partes interessadas de todas as esferas da vida e de todas as idades podem trabalhar juntas para alcançar um objetivo único e globalmente significativo”, destaca Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial.
Os idealizadores da iniciativa acreditam que soluções baseadas na natureza – captura de carbono nas florestas, pradarias e pântanos do mundo – podem representar até um terço das reduções de emissões até 2030, meta estabelecida pelo Acordo de Paris.
Em abril do ano passado, em carta pública a líderes mundiais, ativistas, cientistas e celebridades, como Naomi Klein e Greta Thunberg, defenderam ações imediatas para reverter o aquecimento da Terra e a extinção de milhares de espécies. Entre as propostas estava justamente a restauração de florestas e ecossistemas.
O presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez, que fez parte do painel do evento em que a iniciativa foi lançada, anunciou que até agosto de 2022, 180 milhões de árvores serão plantadas em seu país. “O grande desafio de nosso tempo é a mudança climática e não teremos sucesso em enfrentá-la se não derrotarmos o desmatamento”, ressaltou.
Apesar de afirmar frequentemente que o aquecimento global não existe, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse também quer irá apoiar o Um Trilhão de Árvores.
A antropóloga Jane Goodall, que dedicou sua vida ao estudo e proteção dos chimpanzés e gorilas africanos, esteve em Davos e falou sobre a importância da iniciativa para a conservação das florestas. Ela contou sobre um programa que apoia, na Tanzânia, em que, depois de anos de desmatamento, as comunidades conseguiram entender que salvar as árvores significa salvar seu próprio futuro.
“O projeto Um Trilhão de Árvores é tão empolgante porque todos podem se envolver com ele: empresas, moradores de pequenas cidades, líderes políticos, crianças… todo mundo!”, diz Jane.
Com informações: Conexão Planeta
Edição: Josy Gomes Murta