Intervalo: artista visual Marília Scarabello apresenta obras com escrita em Braile

Os dedos decifram a imagem que o olhar questiona. Em oito fotografias, a artista visual e fotógrafa Marília Scarabello desafia a percepção artística dos espectadores em “Intervalo”, uma exposição que reúne registros digitais impressos de imóveis particulares com sobreposição de escrita em braile.

A mostra individual é formada por fotografias de imóveis de uma região do estado de São Paulo. As obras dialogam com os campos da arquitetura e urbanismo, jurídico, econômico, social, passa pela questão fundiária, estética, entre outros pontos.

Foto: Marília Scarabello | Divulgação

Os registros foram feitos com a câmera de um celular. Na exposição são apresentados lado a lado, em suportes de madeira. A inclinação das peças permite a interação dos observadores. “As imagens convidam o público ao toque. Meu trabalho propõem uma reflexão sobre a temporalidade, a efemeridade e as questões de controle humano”, conta Marília Scarabello.

Cada fotografia exposta carrega uma descrição e um título. “Intervalo surgiu da constatação de um erro e da consequente busca por um reparo possível. Ao cruzar a certidão autenticada de propriedade atual de um imóvel com a sua situação in loco a partir de um registro fotográfico recente, constatou-se que havia um lapso de tempo entre as duas situações: o documento oficial descrevia algo que não havia mais ali: uma casa de moradia”, descreve a apresentação da mostra.

Foto: Marília Scarabello | Divulgação

A exposição reflete o estranhamento da situação, assim como do homem em relação a cidade e aos espaços urbanos. “Para regularizar a situação daquele imóvel nos órgãos públicos seria necessário demolir a casa, isto é, demolir a casa no papel, demolir a casa existente que não mais existe. Só então o imóvel se tornaria o que também é: uma ruína”, explica o processo da inconcretude do ato.

A mostra também traz traços da formação da artista visual graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. As obras de Marília Scarabello passam pela fotografia, arquitetura, ações urbanas e instalações. A artista já participou de uma série de exposições individuais e coletivas em São Paulo, Jundiaí, Tiradentes e Maceió.

Artista visual e fotógrafa Marília Scarabello. Foto: Divulgação

Intervalo estará em cartaz a partir desta quinta-feira (10), na Galeria de Arte Archidy Picado, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A abertura será às 19h. A exposição fica aberta para visitação até o dia 17 de junho desse ano, com entrada gratuita.

Contato

Site: http://www.mariliascarabello.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/scarabellomarilia/

Instagram: https://www.instagram.com/marilia_scarabello/

Serviço

Exposição “Intervalo”, de Marília Scarabello

Local: Galeria de Arte Archidy Picado, no Espaço Cultural José Lins do Rego, Rua Abdias Gomes de Almeida, nº 800, Tambauzinho – João Pessoa (PB).

Dias: 10 de maio a 17 de junho de 2018

Abertura: 10 de maio, às 19h


Com informações: Marília Scarabello / Galeria de Arte Archidy Picado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.