Jacumã: Orquestra de violoncelos da UFPB integra artes plásticas e música
A música de Villa-Lobos, Astor Piazzola e Luiz Gonzaga vai ecoar na praia de Jacumã neste sábado (20), no restaurante A Creperia com a primeira apresentação do Conjunto Cellos de Câmara – Orquestra de Violoncelos da UFPB, no município de Conde (PB). O show do Conjunto, às 20h, inaugura o espaço do Ateliê Valentim, da artista plástica Juliana Alves, em parceria com a Creperia.
A artista contou que o Ateliê será um ambiente para divulgação de suas obras e de outros artistas convidados. Ela explicou que o Ateliê vem promovendo uma série de residências artísticas como as que desenvolveu com os artistas argentinos Axel Arias e Rocio Manzano que pintaram murais públicos nas praias de Jacumã e Carapibus. O Ateliê recentemente recebeu a filósofa e bailarina chilena Constanza Gerter (Santiago de Chile).
Parceria
A Creperia, por exemplo, recebeu três murais do artista plástico Axel Arias (Córdoba/Argentina). Ele pintou painéis com grandes ídolos da música pop rock brasileira (Renato Russo, Cazuza, Rita Lee, Raul Seixas) e mundial (Janis Joplin, Jim Morrison e Bob Marley). “Estamos estimulando sempre a vinda de artistas residentes como forma de ampliar nossa experiência de pesquisa em artes visuais e demais estéticas”, contou Juliana Alves, mestranda em Artes Visuais no programa de Pós-Graduação e Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A artista disse que a experiência de residência artística levou à formação de uma saudável parceria com a amiga Soraya Mariz, proprietária da Creperia, que a convidou a abrir o espaço permanente do Ateliê Valentim. O lugar vai expor obras da própria Juliana Alves com artistas convidados como Wilson Figueiredo, Denise Costa, Rocio Manzano, Josenildo Suassuna (in memoria), Rose Catão e Rodrigues Lima.
Diálogo: música e artes visuais
O Ateliê também vai promover ações de diálogos de artistas com o público, saraus literários, cursos e apresentações musicais como a do Conjunto Cellos de Câmara – Orquestra de Violoncelos da UFPB. Coordenado pelo violoncelista Felipe Avellar de Aquino, professor da UFPB, o Conjunto Cellos foi criado no ano 2000 como uma atividade de Extensão da Universidade.
Ele contou que o conjunto consiste em parte da formação do instrumentista/violoncelista, e é formada por alunos de violoncelo dos cursos de extensão, graduação e pós-graduação em música da UFPB que se apresentam ao lado de seus professores.
______
“O grupo Cellos de Câmara além de proporcionar a prática camerística, visa difundir o violoncelo, ampliar o repertório para esta formação, como também realizar o trabalho de formação de plateia”, acrescentou Felipe Avellar
________
Ele informou que no concerto do Ateliê Valentim na Creperia o Conjunto contará com a participação especial da violoncelista Teresa Cristina Rodrigues, professora do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB). “Vai ser uma noite muito agradável e com esse diálogo entre a música e as artes visuais em Jacumã”, finalizou.
Foto: Detalhe da obra “O Beijo”, de Juliana Alves | Arquivo Galeria Valentim
Com informações: VirtuPB