Jairo Cézar lança seu novo livro: ‘O Menino que Roubava Gaiolas’
Um sopro de esperança. O livro “O menino que roubava gaiolas”, do escritor paraibano Jairo Cézar, será lançado neste sábado (2) de junho, às 17h, na Biblioteca Juarez da Gama Batista, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa.
Segundo Jairo Cézar, “O menino que roubava gaiolas” é um conto de fadas contemporâneo. “O livro é uma revisitação ao Pequeno Príncipe, clássico de Antoine de Saint-Exupéry, só que com uma roupagem regional, com elementos como a feira”, comenta.
O livro foi inspirado na história de Arnaud, um morador de Bananeiras que criava passarinhos. “Ele foi pego pelo Ibama e multado. Depois desse episódio, ele mudou o que pensava sobre a criação de pássaros. Liberou todos os pássaros, inclusive aqueles que ele poderia criar legalmente. Ele passou a ‘criar’ as gaiolas vazias. Essa história sempre me intrigou e acabou inspirando esse título, que nada mais é que uma metáfora para a esperança”, diz o escritor.
Literatura infantojuvenil, em 43 páginas, conforme o novo acordo ortográfico, com uma escrita centrada no texto literário, num cenário bastante criativo, abordando com sutileza o trabalho infantil e suas consequências, da negativa do direito ao acesso à escola, da feira livre, dos feirantes, da vida e, sobretudo, da esperança. A obra tem prefácio da jornalista e pesquisadora Thamara Duarte e ilustrações do artista Américo Filho.
________
“Um sopro de esperança, ” O menino que roubava gaiolas” é um fascinante, e inesquecível, libelo à liberdade!”
– Thamara Duarte
_________
“Estou orgulhosa demais de participar, como apresentadora, deste projeto mais do que especialíssimo”, confessa Thamara.
No lançamento do livro a participação especial do Grupo Contação de Rua. “Vai ter música, contação de história e muita alegria. Para mim, lançamento de livro é dia de festa. Tem que ser alegre”, destaca Jairo César.
O autor
Artista paraibano premiado. Jairo Cézar Soares de Souza é natural de João Pessoa (PB), radicado na cidade de Sapé desde os primeiros dias de vida.
Escritor, poeta, professor, roteirista de quadrinhos e professor de Inglês. Jairo também é envolvido com atividades culturais de formação de leitores e incentivo à leitura literária nas escolas. Realiza palestras sobre o tema.
Filho do artista plástico João Batista, logo cedo teve contato com as artes. O menino Jairo cresceu no interior em meio a simplicidade do lugar, e sem as sofisticações da vida na capital.
Ele começou a escrever aos 21 anos de idade. Entre os nomes da literatura que inspiraram o escritor estão o poeta Augusto dos Anjos, Sérgio de Castro Pinto, Águia Mendes, Lenilde Freitas, Ferreira Gullar e João Cabral.
O artista também esteve à frente do Memorial Augusto dos Anjos na cidade de Sapé durante quatro anos, e participa de atividades ligadas à cultura, e na coordenação do festival anual de artes que homenageia Augusto dos Anjos.
Principais obras:
Escrito no ônibus (2007); Rapunzel e Outros Poemas da Infância (2012); Augusto dos Anjos em Quadrinhos (2014); O Peso das Gotas (2015).
Jairo Cézar foi um dos vencedores do IV Prêmio Canon de Poesia, concurso Nacional, com o poema “O Maestro” que teve mais de três mil poetas inscritos de todo país, e apenas 50 selecionados. Ele ainda é membro fundador do CAIXA BAIXA, grupo de jovens escritores paraibanos. Atualmente ocupa o cargo de Secretário de Cultura na cidade de Sapé.
Serviço
Lançamento: O Menino que roubava gaiolas
Participação Especial: Contação da Rua
Data: 2 de junho
Horário: 17h
Local: Biblioteca Juarez da Gama Batista – Espaço Cultural José Lins do Rego
Endereço: R. Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho, João Pessoa – PB
Por Josy Gomes, da redação do Conexão Boas Notícias
Obrigado pelo espaço.
Abraço
Jairo Cézar
Amei!!!! Gostaria de ver alguns modelos de atividades literárias de como desenvolver na sala de aula