Jardim Botânico ganha banco sonoro que reproduz músicas de Frédéric Chopin

Para ouvir as geniais composições do pianista polonês, o público terá apenas que apertar um botão para iniciar a apresentação musical

Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, a Embaixada da Polônia presentou o Jardim Botânico do Rio de Janeiro com um banco sonoro.

O belíssimo mobiliário toca trechos das composições de Frédéric Chopin (1810-1849), além de conter informações sobre a biografia do músico polonês radicado na França. No banco há também os títulos das quatro faixas disponibilizadas: Polonaise em Lá Maior, Op. 40 nº 1; Prelúdio em Ré B Maior, Op. 28 nº 15; Mazurca em Sol menor, Op. 24 nº 2 e Valsa em Ré B Maior, Op. 64 nº 1.

Para ouvir as geniais composições de Chopin, que foi um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais significativos da história, o público terá apenas que apertar um botão para iniciar a apresentação musical.

Um banco interativo

O presente do governo polonês aos cariocas é semelhante aos mobiliários já existentes no país do centro-norte da Europa. Um banco interativo onde o visitante pode sentar e apreciar gravações de quatro peças do compositor polonês, enquanto aprecia a paisagem do Jardim. Inaugurado no dia 29/12/2022. 

O banco sonoro está localizado perto do Lago Frei Leandro – próximo da estufa das plantas carnívoras, que foi totalmente reformada. Além da recuperação da estrutura em ferro e do piso, novos vidros e novo sistema de irrigação, entre outras melhorias, a coleção de plantas também foi renovada. As carnívoras, também conhecidas como insetívoras, mexem com a imaginação das pessoas por terem uma característica única no reino vegetal – elas atraem, capturam e digerem pequenos animais, principalmente insetos.

Facilmente acessível

Segundo a embaixada da Polônia, a instalação do banco musical em um espaço aberto, ao ar livre, segue experiências similares bem-sucedidas naquele país. A ideia é tornar facilmente acessível, tanto para os moradores do Rio de Janeiro como para os turistas, o conhecimento sobre Frédéric Chopin e sua obra, destacar a presença polonesa na cidade e estado do Rio de Janeiro e contribuir para a paisagem urbana e o bem-estar dos habitantes.

Jardim Botânico ganha banco sonoro que reproduz músicas de Frédéric Chopin. Foto: Reprodução | Divulgação – Conexão Boas Notícias


Com informações: Diário do Rio / JCNET

Edição: Josy Gomes Murta

Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.