João Nicodemos: um olhar sobre as rabecas na Estação das Artes
Construir é pouco. Madeiras e cordas devem cumprir sua função logo que geradas pelas mãos do artista. “Um tipo de batismo de som”, costuma dizer o luthier, pesquisador, etnomusicólogo e rabequeiro João Nicodemos. É com as “Rabecas” que o artista plástico do Ceará está em cartaz com uma exposição de 25 delas na Estação das Artes, no prédio do lado da Estação Cabo Branco, no Altiplano, em João Pessoa.
De gamela, cocho, cinta cortada e cinta dobrada são algumas das variedades e classificações do instrumento que o rabequeiro listou. Nas imagens de tamanhos diversos estão desde a primeira rabeca até a mais recente, com a garantia de exclusividade de cada uma delas.
Na “busca da poesia que tudo permeia”, João Nicodemos de Araújo Neto também faz da madeira reciclada extensão poética. As rabecas construídas seguem a ideia da sustentabilidade e são produzidas com madeiras de lei e outras tipologias brasileiras, partindo sempre do preceito de reutilização.
A construção da rabeca
Resultado de sua dissertação de mestrado em Música, defendida na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), “A Construção da Rabeca: Idiossincrasias de Mestre Antonio Merengue” é a obra que o autor tem lançado em várias cidades do país. O protagonista é um morador da cidade de Rio Tinto, na região metropolitana de João Pessoa. O livro fala da produção da rabeca pelo olhar e o saber do mestre da cultura popular.
“O mestre Antônio Merengue se iniciou na brincadeira de cavalo marinho desde muito jovem e aos oito anos de idade tentou fazer sua primeira rabeca”, conta na pesquisa realizada com o Antônio Trajano de Pontes, hoje com mais de oitenta anos, “exercitando a artesania da rabeca, há mais de sessenta anos, ainda que, profissionalmente, tivesse outras diversas ocupações”, destaca.
O livro já foi lançado no Crato, Maceió, Salvador, Aracaju e Bauru, no final de 2017 e e deve chegar a outras cidades ainda esse ano.
Contato
Facebook: https://www.facebook.com/artedenicodemos/
Instagram: https://www.instagram.com/joao_nicodemos_rabecas/
Serviço
Exposição Rabecas
Dias: de 23 de março a 22 de abril
Local: Estação das Artes, prédio do lado da Estação Cabo Branco, no Altiplano – João Pessoa (PB)
Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado, domingo e feriados, das 10h às 19h
Entrada: gratuita
Com informações: Secom-JP / João Nicodemos de Araújo Net