Jogos Indígenas da Paraíba
Os Jogos Indígenas da Paraíba 2019 começam nesta quarta-feira (24) e seguem até o dia 28 de abril, na aldeia Jacaré de Cesar, localizada no município de Marcação.
Ao todo, serão 1400 indígenas de 34 aldeias potiguaras, também dos municípios da Baía da Traição e Rio Tinto, participando nas modalidades de canoagem, futebol, futsal, cabo de guerra, arco e flecha, corrido, canoagem e mini-maratona.
A abertura vai ocorrer, às 9h, com apresentação de grupos culturais locais, bem como o ritual do Toré e o desfile das equipes participantes.
_______
“Esses Jogos representam uma verdadeira integração, por meio do esporte, entre os índios das aldeias potiguaras, que são as localizadas na região do Litoral Norte paraibano.”
– José Hugo, coordenador geral
_________
“Um fator importante é que está mantida a tradição das competições com modalidades típicas indígenas e, a cada ano que passa, aumenta o quantitativo de participantes”, salientou.
O evento é realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) desde 2012, no mês de abril porque é comemorado o Dia do Índio.
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Hervázio Bezerra, destacou ações em benefício dos municípios que integram o Litoral Norte. “O Governo do Estado, ao longo desses oito anos, realizou muitas intervenções importantes nos municípios do Litoral Norte paraibano e ainda vem fomentando a prática do esporte no local. Isso prova que há uma preocupação também com a questão do bem-estar dos integrantes das aldeias indígenas, com a realização dos Jogos”, enfatizou Hervázio.
Com informações: Secom-PB