Jornada Nacional de Literatura: público e autores consagrados dividem o mesmo espaço
Dentro da lona de circo, no lugar do picadeiro, um palco onde livros e histórias são as atrações principais. Começou ontem, (quarta-feira, 10) as inscrições para a 16ª Jornada Nacional de Literatura, um dos maiores eventos literários da América Latina.
Com o objetivo de reunir escritores e formar um público leitor, a Jornada acontece de 2 a 6 de outubro em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul (RS). A partir do dia 15 também serão iniciadas as inscrições para 8ª Jornadinha Nacional de Literatura.
São duas mil vagas para a Jornada e 20 mil para a Jornadinha. As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas. Para participar, os interessados devem responder ao formulário no site do evento.
Na Jornada, o público poderá dividir o mesmo espaço com autores consagrados como Affonso Romano de Sant’Anna, Bráulio Tavares, Conceição Evaristo, Julián Fuks, Marina Colasanti e com a nova geração de escritores representada por Mário Corso, Michel Laub, Nádia Battella Gotlib, Pedro Gabriel, Rafael Coutinho e Zeca Camargo.
Nesta edição, a Jornada homenageia, em memória, os 80 anos de nascimento de Moacyr Scliar e o aniversário de 90 anos de Ariano Suassuna que seriam completados em 2017. O evento também reverencia o poeta Carlos Drummond de Andrade, falecido em 1987 e a escritora Clarice Lispector, morta em 1977. Diferente das edições anteriores, a Jornada não terá um tema central.
Na programação estão agendadas conferências, o Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens, workshops, debates com grupos de pesquisa, exposições de arte, mostra de fotografia, apresentações musicais e teatrais, sessões de autógrafos, lançamentos e feira do livro no Espaço Drummond.
Com o intuito de dialogar com os espaços da cidade, também acontecem atividades paralelas por meio do “Projeto Transversais: rotas leitoras”, o “Livros na Mesa: leituras boêmias” e o “Caminho das Artes”.
As conferências terão várias temáticas e serão realizadas durante a noite, no Palco de Debates, batizado de Palco da Compadecida, no Espaço Suassuna. Para comandar as mesas da Jornada, foram convidados os autores Augusto Massi, Felipe Pena e Alice Ruiz.
8ª Jornadinha Nacional de Literatura
O público infantojuvenil também tem lugar reservado no mundo das palavras e das histórias. A 8ª Jornadinha Nacional de Literatura deve atrair estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Durante o evento, crianças e adolescentes terão a oportunidade de conversar com autores premiados como Daniel Kondo, Lúcia Hiratsuka e Jean-Claude Alphen, além de nomes como Edson Gabriel Garcia, Heloísa Prieto, Rosana Rios e do angolano Ondjaki.
A novidade dessa edição é a temática das lonas, em homenagem à escritora Clarice Lispector. As tendas Yara, Malazarte, Negrinho do Pastoreio e Curupira são nomes de lendas brasileiras que serão usados e que foram transcritos pela autora na obra Como nasceram as estrelas, de 1987.
Legado literário
Criado em 1981, o evento já levou a Passo Fundo mais de 600 escritores brasileiros e estrangeiros, entre eles, Mia Couto, Pierre Lévy, Edgar Morin, Millôr Fernandes, Milton Hatoum, José Castello e Josué Guimarães. Depois de uma pausa de dois anos, o Jornada volta à cena literária reformulado.
As Jornadas Literárias renderam à cidade o título de Capital Nacional da Literatura, reconhecida pela lei nº 11.264/2006, e de Capital Estadual de Literatura, pela lei nº 12.838/2007.
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são realizados pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura de Passo Fundo.
Inscrições: http://www.upf.br/16jornada
Mais informações:
E-mail: jornada@upf.br
Telefone (54) 3316-8368
Com informações: Zero Hora / UPF