Josélio Carneiro lança “Nos Trilhos da Memória – pare, olhe, escute”

O jornalista, escritor e policial penal Josélio Carneiro lança sua nona obra nesta sexta-feira (31) na Associação Paraibana de Imprensa – API

O livro Nos Trilhos da Memória – pare, olhe, escute, do jornalista, escritor e policial penal, Josélio Carneiro de Araújo, em sua nona obra, aborda a importante temática “ferrovia”, também chamada de via-férrea ou estrada-de-ferro, é o meio de transporte baseado na locomoção de trens ou comboios sobre carris. 

De acordo com o autor, o livro traz o resgate de sua memória ao tempo em que abre o debate para políticos e atores ativistas da sociedade civil objetivando a recuperação e ocupação cultural de antigas estações de trem abandonadas, prédios em ruínas em várias cidades a exemplo de Guarabira, Patos, Sousa, Soledade, Alagoa Grande. Dezenas de fotografias históricas ilustram a obra impressa na Letras e Versos, editora do Rio de Janeiro.

São patrimônios ferroviários símbolos do progresso nos anos 1.800 e até meados da década de 1980, em alguns casos.  Há documentos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP – que recomendam a preservação e revitalização desses espaços que são parte da história de muitas cidades paraibanas. 

__________

O trem tem sido tema de filmes, músicas e livros, ao longo dos anos, no Brasil e no Mundo.

__________

O lançamento acontecerá na sexta-feira (31) na Associação Paraibana de Imprensa – API – avenida Visconde de Pelotas, 149, centro de João Pessoa. O livro que também destaca a união de segmentos da sociedade  e de gestores municipais que resgataram das ruínas as antigas estações ferroviárias de Duas  Estradas (capa do livro), e Bananeiras, no brejo, e São João do Rio do Peixe, e Pombal, no sertão paraibano.

Capítulos da obra trazem memórias do autor que nasceu na estação ferroviária de Pau-Ferro (Gurinhém), morou na estação de Sertãozinho e residiu nas imediações da estação de Nova Cruz-RN, onde funciona a Casa da Cultura, onde pretende também lançar o livro. Josélio Carneiro de Araújo é filho, neto e sobrinho de ferroviários nascidos em Natal. O avô foi maquinista e o pai e o tio telegrafistas e chefes de estação ferroviária em algumas cidades.

__________

A obra também traz informações do IPHAN e do DNIT sobre o que resta de infraestrutura ferroviária no país e entrevistas com alguns atores ativistas da causa ferroviária na Paraíba.

__________

O livro será vendido por apenas R$ 30,00, tem capa assinada por Gabriel Queiroz, estudante de Comunicação em Mídias Digitais na UFPB, Projeto Gráfico e Diagramação de Naudimilson Ricarte, foto de capa de Evandro Pereira e foto da contracapa de Roberto Guedes, três profissionais do jornal A União. O prefácio é de Edileusa Gonçalves de Araújo, prima de Josélio Carneiro e filha de um dos ferroviários homenageados.

“Enfim, os livros chegaram. Pense numa alegria. Pareço um adolescente. Rs…”, diz o jornalista Josélio Carneiro. Lançamento da sua nona obra: “Nos Trilhos da Memória – pare, olhe, escute”. Foto: arquivo pessoal | Reprodução | Divulgação – Conexão Boas Notícias

Jornalista, radialista, escritor e policial penal. Josélio Carneiro é natural de Gurinhém (PB). Bacharel em Comunicação Social pela UFPB, Pós-Graduação em Lato Sensu em Políticas e Gestão de Segurança Pública pela Faculdade IBRA. Exerce o jornalismo desde 1989 com trajetória em assessorias de imprensa de secretaria e órgãos do governo da Paraíba. Desde meados de 2017 integra a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), onde é servidor concursado.

Em 1983 publicou seu primeiro livro “Poemania”. Livros idealizados e editados: Tabajara – 65 anos – a Rádio da Paraíba (2002 – A União), Paraíba Governos em Cena (2016 – A União), Rádio Tabajara Patrimônio Cultural da Paraíba (2017 – Gráfica JB), Relatos de um Repórter – 30 anos na comunicação do governo da Paraíba (2018 – A União), A União Escola de Jornalismo (2018 – A União), Seap 90 anos (obra institucional da Secretaria da Administração Penitenciária (2018 – A União), Lyceu Parahybano – berço da cultura e do jornalismo (2022 – A União), Reinserção Social no Sistema Prisional Paraibano (2022 – A União) – obra institucional da Secretaria da Administração Penitenciária).

Livros em produção/colaboração: A API de 1986 a 2022. Ajudando a produzir a obra da API, e que vai marcar os 90 anos da entidade, com lançamento ainda este ano. A Trajetória do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Através da JCA Editor está contribuindo com o resgate da memória da Paraíba em algumas áreas. Na juventude também escreveu poemas e planeja publicá-los. Casado com Maria Aparecida, pai de Cindy e Ana Maria.

Josélio Carneiro segue na linha memorialista. Defensor ferrenho da volta dos trens aos trilhos brasileiros, de onde nunca deveria ter saído. “Sou um ferrenho ferroviarista, admirador do transporte nos trilhos, lamentavelmente abandonado sobretudo nos anos 1960 para dar lugar aos automóveis e caminhões. O trem é temática em canções, filmes, poesias, livros. Esse transporte seguro, não poluente, encurtou distâncias, fez surgir ou crescer cidades e regiões no Brasil e no Mundo. Viva o trem!…”

O trem. Foto: Acervo União | Reprodução | Divulgação – Conexão Boas Notícias

Claro, sim, sem dúvida. Viva. Viva. Viva o trem!

“Minha infância foi, em parte, brincando com os irmãos e irmãs nesta estação de Nova Cruz-RN, diz o escritor. Recorte/capa do livro de Josélio Carneiro. Lançamento na sexta-feira. Foto: Roberto Guedes – A União | Reprodução | Divulgação – Conexão Boas Notícias
Josélio Carneiro lança “Nos Trilhos da Memória – pare, olhe, escute”. Foto: arquivo pessoal | Reprodução | Divulgação – Conexão Boas Notícias

Serviço: 

Josélio Carneiro lança “Nos Trilhos da Memória – pare, olhe, escute”

Data. 31/03/2023

Horário: 17h

Local: API – Av. Visconde de Pelotas, 149 – Centro, João Pessoa -PB

Josélio Carneiro lança “Nos Trilhos da Memória – pare, olhe, escute”. Foto/montagem: arquivo pessoal | Reprodução | Divulgação – Conexão Boas Notícias

Com informações: Josélio Carneiro – Assessoria

Edição: Josy Gomes Murta

Leia a Coluna Josélio Carneiro aqui no Conexão Boas Notícias


Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.