Josenildo Suassuna: aprimoramento e técnica no processo de criar a arte
O pincel preenchia o branco em uma trajetória de cores. No final do percurso uma imagem se formava. Josenildo Suassuna via e até mesmo enxergava a si próprio comandando aquela sinfonia da arte de pintar. “Sou autodidata, comecei cedo, observei muito, sempre gostei de desafios e fui curioso. Adquiri a capacidade de pensar por analogia questões e assuntos na pintura que aparentemente não estão relacionados”, descreve o paraibano de Catolé do Rocha em entrevista ao Conexão Boas Notícias.
A capital João Pessoa se tornou sua morada em 1984. Quatro anos depois o status de artista plástico transformava a arte em profissão e fonte de renda. Em seus trinta anos de carreira, as técnicas e o olhar sobre a pintura foram sendo aperfeiçoados. “No início, os contrates e traços eram mais fortes, a partir do momento que fui pesquisando fui levado a encarar novos desafios e escolhendo recursos técnicos”, explica.
Em acrílica sobre tela, pastel sobre suporte de madeira e papel, a diversidade brasileira, seja na cultura ou na natureza, a religiosidade, a magia do circo, a infância no sertão, entre outras cenas permeiam as obras do artista. “As temáticas vêm com a descoberta do que amo fazer. Ao descobrir o que gosto, procuro aprimorar o meu conhecimento”, afirma.
Portugal, Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo, Campina Grande são alguns dos lugares por onde sua arte já passou. “A satisfação se dá mesmo no cotidiano da construção dos trabalhos, mas saber que o trabalho está sendo reconhecido por críticos, colecionadores, admiradores da arte tanto dentro do Estado e mesmo quando extrapola o campo da cidade natal é muito gratificante”, comemora o artista plástico que já ganhou o prêmio Revelação na Bienal Nacional de Arte Naïf, no SESC-Piracicaba, em 2002.
Artista naïf, Josenildo Suassuna está sempre em busca de novos conceitos e formas de expor suas ideias, resultando em obras únicas, com marca própria. “Fui pesquisando e conhecendo trabalhos de diversos artistas que me subsidiaram avançar nas técnicas e recursos técnicos que fui aprimorando. Com vários anos de dedicação na execução do meu trabalho, fui compreendendo e não mais dependendo da inspiração, entrando num novo processo de elaboração”, ressalta o artista plástico.
Exposição
Neste mês de janeiro Josenildo Suassuna inicia a temporada de exposições no Centro Cultural Casa da Pólvora, em João Pessoa, com a mostra intitulada ‘Invisível equilíbrio’. As obras ficam em cartaz no espaço até o dia 25 de fevereiro e a entrada é gratuita.
Segundo o curador da exposição, Marcus Alves, na exposição o artista deseja indicar alguns dos princípios das leis da dialética. “A passagem da quantidade para a qualidade, o atrofiamento do velho e o surgimento do novo. Neste caso a nova arte de Josenildo Suassuna é um esforço de descobrir caminhos invisíveis. Talvez, por isso em alguns de seus quadros, ele deixe sombras e sobras de ruínas de seu pincel, suas linhas. Mudar é enfrentar a incerteza, diz o artista com sua obra atual”, enfatizou.
Obras de Josenildo Suassuna
Contato
Facebook: http://bit.ly/2Betxwn
Instagram: http://bit.ly/2rgVkwM
Com informações: Secom-JP / Josenildo Suassuna
Por Marcella Machado, da redação do Conexão Boas Notícias
Bom muito interessante! Me indenfiquei em varias falas . Parabéns!