Jovem de 19 anos se torna a mulher mais jovem a voar sozinha ao redor do mundo

Zara Rutherford (Bélgica) é oficialmente a pessoa mais jovem a circunavegar o mundo de avião solo (feminino),  completando sua volta ao mundo aos 19 anos e 199 dias.

A piloto adolescente de Bruxelas fez um esforço incrível para perseguir seus sonhos e completou a circunavegação do globo na quinta-feira, 20 de janeiro de 2022.

Durante sua tentativa, Zara também quebrou o recorde de pessoa mais jovem a circunavegar o mundo sozinha por ultraleve .

Em 18 de agosto de 2021, a Zara foi lançada em uma missão de volta ao mundo, voando sozinha em um pequeno avião. 

Através desta expedição, a Zara teve como objetivo aumentar a conscientização da mídia para negócios relacionados a STEM e espera ajudar a reduzir a diferença de gênero em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, bem como na Aviação. 

Zara com os dois certificados
Zara com os dois certificados. Foto: Reprodução

_______

“Através da minha viagem de volta ao mundo, espero encorajar outras meninas a começar a voar também ou (/e) ingressar em carreiras relacionadas a STEM. Apenas 5% dos pilotos comerciais são mulheres e 15% dos cientistas da computação são mulheres! número baixo considerando que são carreiras incríveis com oportunidades maravilhosas.” – Zara Rutherford em seu site

_________

Zara pilotando seu avião Shark. Foto: Reprodução

Zara também chamou a atenção de Holly e Richard Branson, que decidiram patrocinar a viagem por meio de sua empresa, a Virgin Group.

Richard  conheceu Zara durante sua viagem antes de ela partir para a Colômbia. 

“Não posso enfatizar o suficiente o quão heroica é sua jornada e quão importante é encorajar todos os jovens a seguir seus sonhos e ver o quão emocionante uma carreira em STEM pode ser”, escreveu o fundador do Virgin Group em seu blog.

Zara sentada na grama com aeronaves. Foto: Reprodução

A rota da Zara percorreu 52 países e 5 continentes, com várias paradas e uma aeronave especialmente preparada para suportar a circunavegação. 

Sua jornada começou na Bélgica, depois seguiu para o oeste. 

Durante sua rota inicial, ela viajou acima do Reino Unido, Islândia, Groenlândia, Canadá, EUA, América Latina e Colômbia. Então, Zara foi para o norte. 

Durante sua viagem de volta, ela sobrevoou o Alasca, Rússia, Coréia, Indonésia, Índia, Oriente Médio e pousou na Bélgica, Europa, após seis longos meses. 

Durante toda a viagem, Zara não teve permissão para voar à noite. 

Zara sorrindo com seu avião. Foto: Reprodução

A piloto de 19 anos enfrentou grandes desafios e perturbações climáticas, a ponto de ser forçada a ficar na Rússia por uma semana enquanto esperava por uma janela de tempo bom. 

No entanto, ela aproveitou para documentar sua viagem e as pessoas que conheceu ao longo do caminho, expondo ainda mais sua tentativa de incentivar mais meninas a seguir uma carreira em STEM. 

Uma parte vital dessa tentativa é a aeronave: um modelo inovador e de alto desempenho chamado Shark Aero. 

Este modelo ultraleve fabricado na Europa tem dois assentos e foi projetado como um avião rápido de cross-country. 

Atingindo uma velocidade de cruzeiro de 300 km/h e preparada para a viagem inusitada, a aeronave permitiu à Zara viajar de forma rápida e constante por vários países. 

Zara voando sobre Hollywood. Foto: Reprodução

Ela também foi treinada sobre como abandonar a aeronave em caso de emergência e foi equipada com um pára-quedas.

Conquistar um título do Guinness World Records é uma grande conquista para a Zara, mas estava longe de ser uma tarefa fácil. 

Zara voou sozinha pela primeira vez quando tinha 18 anos, mas estava sempre decidida a completar essa aventura.

“Há muito tempo que queria fazer, mas só decidi fazê-lo em maio de 2021!”

A adolescente levou três meses inteiros de preparação focada para atingir esse marco.

A primeira vez de Zara em um avião foi quando ela tinha apenas quatro meses de idade. 

Mas a paixão pela aviação e pelo céu parece correr em suas veias. A adolescente relatou que todos em sua família podem pilotar um avião, e todos apóiam muito sua busca. 

“Até meu irmão três anos mais novo é um piloto qualificado.” – Zara

O recorde de  pessoa mais jovem a circunavegar o mundo em um avião solo (feminino)  pertencia anteriormente a Shaesta Waiz (EUA), que o quebrou em 2017, aos 30 anos. 

A primeira vez de Zara em um avião foi quando ela tinha apenas quatro meses de idade. Foto: Reprodução

Zara parou em Jacksonville para conhecê-la e documentou o encontro em sua conta no Instagram, @FlyZolo, incentivando uma competição saudável e apoio mútuo.  

Com seu sucesso, Zara, de 19 anos, fecha a diferença de idade com o atual detentor do título do Guinness World Records de  pessoa mais jovem a circunavegar de avião, solo , Travis Ludlow. 

Travis tinha 18 anos quando, em 2021, completou seu voo solo e conquistou o título recorde .

Ela ainda não tem certeza se tentará mais recordes, mas, sem dúvida, estamos ansiosos para ver as jornadas de cair o queixo que a Zara concluirá com sucesso no futuro.

Zara Rutherford após o pouso. Foto: Reprodução

Com informações: Guinness World Records

Edição: Josy Gomes Murta


Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.