Lego Vai Fabricar Braille Bricks Para Alfabetizar Deficientes Visuais
Implementado globalmente. A Lego fabricante de brinquedos lúdicos que despertam as sinapses cognitivas dos consumidores abraçou a ideia do projeto premiado Braille Bricks depois de dois anos. A ideia é lançar peças em Braille para ajudar na alfabetização de deficientes visuais.
O projeto inicialmente foi disponibilizado na Creative Commons com a campanha #braillebricksforall, permitindo, portanto, que qualquer fabricante produzisse os Braille Bricks sem custos de licença. Com muita repercussão internacional, a Lego, então, decidiu abraçar o projeto.
Segundo Felipe Luchi, sócio e CCO da Lew’LaraTBWA (agência de publicidade envolvida no projeto), “o formato de comercialização ainda não está definido; o importante é que a marca vai implementar globalmente o projeto, e a Lego vai usar seu conhecimento para ajudar uma fatia importante da sociedade: crianças com deficiência visual e escolas”.
O ensino do Braille não é fácil, e o projeto tem como objetivo principal incluir socialmente os deficientes visuais por meio de algo que se assemelhe a uma brincadeira. “Transformar o ensino do Braille em uma brincadeira, com o respaldo de um brinquedo mundialmente conhecido, deixa a tarefa mais simples, usual e divertida”, diz Luchi.
A produção do projeto levou cerca de seis meses e, para chegar ao resultado, mantendo as cores clássicas do Lego e seus encaixes, as peças do protótipo, que foram confeccionadas uma a uma, passaram por etapas variadas, como corte, lixa, alisamento e posicionamento dos pinos. No total, o projeto, desde a idealização até a confecção, levou cerca de um ano para ser concluído.
Com informações: Propmark