Léo de Toré: um gol de placa de superação e amor ao esporte
Por Arlindo CaboclloUm carro invadir a contramão e colidir com a moto que pilotava não fazia parte do roteiro traçado por Leonardo Alves do Nascimento, o Léo de Toré. Como os desígnios de Deus fogem as vontades e planejamentos humanos, o jovem possuidor de grande habilidade e versatilidade em campo, que como tantos outros espalhados Brasil afora sonhava ser jogador de futebol, no crepúsculo vespertino do dia 06/12/2015, o menino que aos treze anos de idade havia passado numa peneira do time do Sport Club Recife, se encontrava no chão vítima de abalroamento com parte de sua perna esquerda abaixo do joelho dilacerada pelo impacto que sofreu ao ser atingido.
A fé, o amor, o apoio…
Acordar num hospital com parte de sua perna amputada não estava no script do roteiro de sua vida. Foram mais de seis meses internado. Longos dias de incertezas, de dores, de pouco sono. Mas a fé, o amor de sua esposa Edvania Estevão, o apoio dos amigos e familiares fizeram Léo de Toré retomar o entusiasmado pela vida e o desejo de voltar as atividades esportivas com os garotos e garotas do IMMO (Instituto Meninos e Meninas de Ouro), projeto criado pelo mesmo há dois meses do criminoso acidente que fora vítima.
A ideia do projeto IMMO (Instituto Meninos e Meninas de Ouro), com sede em Serra da Raiz, brejo paraibano, cidade onde nasceu, cresceu e reside com a família, surgiu em 30/10/2015, da preocupação de Léo de Toré com os meninos e meninas que brincavam futebol na praça local na iminência de serem atropelados pelos carros em deslocamento nas vias circundantes ao referido espaço público. Assim, a garotada que outrora jogava futebol correndo risco de ser atropelada, passou a treinar em espaços adequados (quadra poliesportiva e campo de futebol públicos) sobre a orientação técnica e responsabilidade desse serrano que credita ao esporte uma das formas de transformações sociais.
_______
Pois são requisitos para fazer parte do IMMO, estar frequentando a escola com desempenho curricular e disciplinar satisfatório e o bom comportamento no dia a dia na comunidade.
_______
Para Léo de Toré, mais importante do que formar um atleta profissional é formar um cidadão de caráter, consciente dos direitos e deveres, e assim eles estarem preparados para conquistas e adversidades que surgirão ao longo da vida, porém sem o deslumbre do sucesso nem o esmorecimento diante de um fracasso momentâneo.
Hoje, com a ajuda de sua esposa Edvania Estevão, a quem considera seu braço direito nas ações do projeto, Léo de Toré a frente do IMMO (Instituto Meninos e Meninas de Ouro) atende cem crianças e adolescentes entre meninos e meninas.
Segue firme no propósito
Apesar das dificuldades de manter as atividades do projeto, o Instituto Meninos e Meninas de Ouro idealizado por Léo de Toré tem vencidos vários torneios em diversas categorias e segue firme no propósito de potencializar o exercício da cidadania, consciência social, como também a lapidação de crianças e adolescentes para o futebol, quiçá futuros atletas de alto rendimento.
Instagram: @immo_serra_da_raiz
Faceboock: Immo Serra da Raiz
Fotos: Léo de Toré – IMMO (Instituto Meninos e Meninas de Ouro-Serra da Raiz,) Serra da Raiz – Arquivo pessoal | Divulgação – Conexão Boas Notícias
Arlindo Cabocllo
Professor, geógrafo e escritor. Natural de Arcoverde, Pernambuco. Graduado e licenciado em Ciências Geográficas pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da rede de ensino estadual da Paraíba. Autor do livro O Caranguejo Santo.
Desenvolve no Instagram o Projeto Live Entrevista, no qual conversa com as mais variadas personalidades da sociedade e é proprietário do canal Cipoada Nordestina, este voltado para divulgar as potencialidades naturais, políticas, artísticas, culturais, literárias, arquitetônicas e humanas do Nordeste.
Canal Youtube – Cipoada Nordestina
https://www.youtube.com/channel/UCBW8waBUDOLt9Gdy_pcV-gQ
https://www.facebook.com/arlindo.cabocllo
https://www.instagram.com/arlindocabocllo/
E-mail: profarlindocabocllo@gmail.com
Edição: Josy Gomes Murta