Lizzie Velásquez: história inspiradora de uma mulher com síndrome rara

Alegre, comunicativa, bem-humorada e decidida. Lizzie Velásquez, de 28 anos, é palestrante motivacional, tem mais de meio milhão de seguidores em seu canal do YouTube, publicou três livros e é produtora-executiva de um documentário baseado em sua vida.

O destino de Elizabeth Ann Velásquez, de Austin, nos EUA, teria sido diferente se não tivesse transformado a negatividade em combustível para impulsionar a cultura do bem.

Foto: Reprodução

A estadunidense nasceu com uma síndrome genética extremamente rara chamada de Marfanoid-progeroid-lipodystrophy. No mundo, só ela e mais duas pessoas foram diagnosticadas com essa alteração. Mesmo com uma alimentação calórica, Lizzie Velásquez não consegue engordar. Com 1,57 m, a mulher nunca passou dos 30 quilos.

A escritora e palestrante de sucesso veio ao mundo prematura e com menos de 1 kg. Segundo os médicos, caso sobrevivesse, a menina não falaria, andaria ou faria qualquer coisa sozinha.

Com o amor dos pais Rita e Guadeloupe Velásquez e uma infância normal, Lizzie Velásquez superou todas as expectativas. “Minha família me ajudou a chegar onde estou. Graças a minha mãe posso dizer: tive uma vida dura. Mas está tudo bem”, comentou.

Rita Velásquez, Marina Velásquez, Lizzie Velásquez, Chris Velásquez e Lupe Velásquez no lançamento do documentário. Foto: Michael Buckner/Getty

Sem perceber diferença entre si e as outras crianças, na escola a garota conheceu os primeiros sinais do preconceito. “Eu sorri para uma menina que estava lendo, e ela me olhou como se estivesse vendo o ser mais arrepiante da Terra”, lembrou.

A fase mais dolorosa e decisiva na vida da garota aconteceu quando sofreu bullying em um vídeo maldoso postado na Internet no qual era rotulada “a mulher mais feia do mundo”, com 4 milhões acessos.

O choro e o sofrimento de Lizzie também foram uma libertação. Daquele momento em diante, não permitiria que nenhum comentário ou olhar discriminador fosse uma definição sobre ela.

Lizzie Velasquez comanda o “Unzipped”, um programa de entrevistas no Youtube. Foto: Reprodução

“Olhando para trás, eu sei que isso foi o que realmente me deu o grande impulso que eu precisava para descobrir como assumir o controle de toda a situação e não a deixar tomar o controle de mim”, refletiu.

Com a síndrome e cega do olho direito desde dos 4 anos e uma deficiência visual no esquerdo, Lizzie encontra benefícios na sua condição. “Posso não enxergar de um olho, mas enxergo do outro. Posso ser magra demais, mas meu cabelo é ótimo. E pode ser que eu não pareça com a Kim Kardashian ou todas essas pessoas nas revistas ou as estrelas de cinema. Ninguém tem que parecer como uma esplendorosa celebridade. A melhor forma de se vingar daqueles que julgam e te menosprezam é contra-atacar com seus méritos e conquistas”, ressaltou.

O documentário “Um bravo coração: a história de Lizzie Velásquez” (A Brave Heart: The Lizzie Velásquez Story) estreou em março de 2015. Foto: Reprodução

A ativista anti- bullying é autora dos livros “Lizzie Bela: A história de Lizzie Velásquez” (Lizzie Beautiful: the Lizzie Velásquez story), escrito junto com sua mãe; “Seja belo, seja você” (Be beautiful, be you) e “Escolhendo Felicidade” (Choosing happiness), ambos voltados para adolescentes; e o mais recente, “Desafio de ser amável: como a compaixão extraordinária pode transformar nosso mundo” (Dare to be kind: how extraordinary compassion can transform our world).

Dedicada a ajudar as outras pessoas a encontrarem a beleza e coragem em si mesmas, Lizzie Velásquez usa a própria história como exemplo. “Em vez de apenas me esconder nas minhas lágrimas, eu escolhi ser feliz e entender que essa síndrome não é um problema, mas uma bênção que me permite melhorar e inspirar outras pessoas”, disse.

A autora deixa uma mensagem importante para os usuários da Internet e suas ferramentas. “Espalhe o amor, não palavras dolorosas através de uma tela”, aconselhou Lizzie Velásquez.


Palestra inspiradora de Lizzie Velásquez

https://www.youtube.com/watch?v=50V3QBsX-Fg


Contatos:

Site: https://www.lizzievelasquezofficial.com/

Youtube: https://www.youtube.com/user/lizzitachickita

Facebook: https://www.facebook.com/LizzieVelasquez/

Instagram: https://www.instagram.com/littlelizziev/

Twitter: https://twitter.com/littlelizziev


Com informações: Obvious / Hello Giggles / Book People / Jornal Ciência / Tube Filter / Site Lizzie Velásquez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.