L’Oréal vai retirar termos como ‘clareador’ de seus produtos
A gigante francesa do setor de cosméticos L’Oréal decidiu remover alguns termos, como “clareador”, da descrição de seus produtos, em um contexto mundial de protestos antirracismo.
A decisão foi anunciada na sexta-feira (27). De acordo com as informações várias marcas internacionais decidiram rever sua estratégia de marketing e identidade visual após as manifestações contra a morte de George Floyd nos Estados Unidos.
A empresa afirmou no comunicado publicado em inglês, sem dar mais detalhes: “O grupo L’Oréal decidiu remover os termos branco/branqueador (white/whitening), claro/clareamento (fair/fairness, light/lightening) de todos os seus produtos destinados a homogeneizar a pele”.
A decisão foi tomada depois que a filial indiana da Unilever anunciou na última quinta-feira (25) que mudaria o nome de seu creme para clarear a pele, “Fair&Lovely” (algo como “Clara&Bonita”), diante de uma campanha considerada racista.
A multinacional anglo-holandesa do setor de alimentação e cosméticos prometeu não usar mais o termo “claro” (“fair”), afirmando estar “comprometida em celebrar todos os tons de pele”.
Além das duas multinacionais citadas, várias companhias nos Estados Unidos anunciaram planos de modificar sua identidade visual. O grupo Mars, que produz o arroz Uncle Ben’s, afirma estar refletindo sobre uma evolução da marca.
A gigante americana Johnson and Johnson decidiu ir ainda mais longe, ao proibir esta semana a venda de produtos para clareamento, criados para o mercado na Ásia e no Oriente Médio.
“O debate das últimas semanas destacou o fato de que alguns nomes, ou promessas, em nossos produtos Neutrogena e Clean & Clear, destinados a reduzir manchas, representavam a brancura, ou a clareza, como melhores do que o seu tom, único”, lamenta o grupo, em um comunicado citado pela emissora NPR e pelo jornal “The New York Times”.
“Essa nunca foi a nossa intenção. Uma pele saudável é uma pele bonita”, acrescenta a Johnson and Johnson, que anunciou o fim de suas linhas Neutrogena Fine Fairness e Clear Fairness da Clean & Clear.
A tendência também chega ao setor de entretenimento. Produtoras prometem que não contratarão mais atores brancos para dublarem personagens negros ou de outras minorias étnicas, como na série Os Simpsons. O estúdio Fox, que produz o mundialmente conhecido desenho animado, declarou ontem que “irá evoluir” e que personagens como o indiano Apu ou o Dr. Hibbert não serão mais dublados, na versão original em inglês, por atores brancos.
O anúncio da Fox ocorre na esteira de decisões similares adotadas pela Netflix (“Big Mouth”) ou pela Apple TV+ (“Central Park”).
Mudanças em vários países
Nas últimas semanas, surgiram várias empresas decididas a mudar identidades visuais cheias de estereótipos raciais.
A American Quaker Oats (da PepsiCo) prometeu remover, até o fim do ano, sua “Aunt Jemima” de seus produtos. “Tia Jemima” é uma mulher negra que ilustra embalagens de “maple syryp” (ou xarope de bordo) e de preparo para panquecas há 130 anos.
Até o editor das cartas Magic, uma referência para os amantes dos jogos de carta, anunciou ter removido várias imagens com representações, ou alusões, racistas.
Na Austrália, os doces “Red Skins” e “Boys”, fabricados há décadas pela Allen’s, em breve mudarão de nome, devido às suas “conotações”, prometeu o grupo Nestlé.
A fabricante de alimentos Mars disse estar “pensando” em mudar seu famoso Uncle Ben’s, a imagem de um homem negro que aparece estampada em seus produtos.
Já a Colgate-Palmolive anunciou que pretende “reexaminar” seus cremes dentais Darlie, vendidos na Ásia, cujo nome significa “creme dental para pessoas negras” em chinês.
Alguns grupos decidiram suspender sua publicidade nas mídias sociais, acusados de permitir a proliferação de comentários de ódio.
Verizon, Honda, Ben & Jerry’s (Unilever), Patagonia ou North Face participam de uma campanha de boicote do Facebook, lançada por organizações da sociedade civil americana.
Já a Apple lançou uma iniciativa de “igualdade e justiça racial” de US$ 100 milhões para educação, parcerias e empresas de propriedade de pessoas negras.
A PepsiCo anunciou um plano de US$ 400 milhões em cinco anos “para apoiar comunidades negras e aumentar sua representação” dentro do grupo.
Para além da mudança de nome dos produtos, no entanto, as empresas mostram um grande atraso em sua diversidade, principalmente entre os cargos de gerência.
De acordo com um relatório de 2019 do Boston Consulting Group, apenas três afro-americanos e 24 mulheres administram as 500 maiores empresas, em termos de receita, nos Estados Unidos.
Com informações: AFP / Yahoo
Edição: Josy Gomes Murta