Lyceu Parahybano: berço da cultura e do jornalismo
Por Josélio Carneiro
Vou lançar em breve o livro “Lyceu Parahybano: berço da cultura e do jornalismo”. Um registro sobre ex-alunos da mais tradicional escola pública da Paraíba que se tornaram pessoas públicas na política e nas artes.
Entrevistei alguns personagens a exemplo da premiada atriz Zezita Matos. Na plaquete destaque para os ex-alunos Celso Furtado, Augusto dos Anjos, Antonio Mariz, Elba Ramalho, José Octávio de Arruda Mello, Flávio Tavares, Paulo Melo, Humberto Lucena, Martinho Moreira Franco, Biu Ramos, dentre outros.
A idéia do livro é mostrar às novas gerações que o Lyceu Parahybano foi uma escola referência no Nordeste. Criada em 1836 a escola teve grandes mestres, renomados professores. Por 100 anos funcionou no prédio da antiga Faculdade de Direito, ao lado do Palácio da Redenção, sede do governo paraibano. Desde 1937 tem sede própria na avenida Getúlio Vargas, centro de João Pessoa, construção do governo Argemiro de Figueiredo.
De acordo com o escritor José Rafael de Menezes, autor do livro História do Lyceu Parahybano, minha principal fonte de pesquisa, a cultura e o jornalismo na Paraíba, de fato nasceram em ambientes daquela escola.
O pequeno livro é dedicado de forma especial aos atuais alunos do Lyceu, e aos futuros alunos, para que possam conhecer um pouco mais sobre a importância histórica da escola que ainda hoje é símbolo na educação paraibana.
Planejo fazer o lançamento no próprio Lyceu, de comum acordo com a direção da escola. A capa tem foto do fotógrafo João Francisco, da Secom-PB, em arte de Naudimilson Ricarte, de A União. Serão apenas 200 exemplares nessa primeira edição. A jornalista Cleane Costa revisou os textos. A apresentação do livro coube a Márcia Lucena, atual prefeita da cidade do Conde e que foi secretária de Estado da Educação.
Josélio Carneiro
Jornalista e radialista. Natural de Gurinhém (PB). Em 1983, publicou o livreto “Poemania”. Graduado em Comunicação Social pela UFPB. Trabalha no momento, simultaneamente, em três novos livros: a coletânea A União Minha Escola de Jornalismo; Liceu Paraibano – berço da cultura e do jornalismo; e Mulheres Políticas – leis de autoria de deputadas estaduais paraibanas 1982 a 2017. Através da JCA Editor está contribuindo com o resgate da memória da Paraíba em algumas áreas.
Na juventude também escreveu poemas e planeja publicá-los. Casado com Maria Aparecida, pai de Cindy e Ana Maria.
Facebook: https://www.facebook.com/joselio.carneiro
E-mail: joseliocarneiro@gmail.com
Edição: Josy Gomes Murta