Mauricio de Sousa recebe prêmio Cátedra Unesco por estímulo à leitura
O quadrinhista Mauricio de Sousa recebeu nesta sexta feira (21) uma homenagem da cátedra Unesco de Leitura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em reconhecimento ao estímulo à leitura de várias gerações no país.
Para a coordenadora de Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Rebeca Otero, os personagens e as histórias que Maurício de Sousa criou ao longo de sua carreira contribuíram para a formação de leitores de muitas gerações.
É o caso do ilustrador Rafael Feitosa. Ele inclusive escolheu a profissão inspirado nas histórias em quadrinhos do Mauricio de Sousa que lia quando criança e hoje lê as revistinhas para sua filha Sofia.
Segurando o icônico coelho azul de pelúcia, a filha de Rafael, Sofia, de 5 anos, contou qual o personagem favorito da Turma da Mônica.
Quem é Maurício de Sousa
Criador da Turma da Mônica. Nasceu na cidade de Santa Isabel – interior de São Paulo, em 27 de outubro de 1935.
Filho de Antônio Mauricio de Sousa. Poeta, compositor e pintor. Sua mãe Petronilha Araújo de Sousa uma inspirada poetisa. O ambiente familiar lhe projetava ao mundo das fantasias dos livros e lhe inspirava a ser um cartunista tão empolgante e talentoso.
A família de Maurício de Sousa mudou-se para uma cidade vizinha, também em São Paulo, chamada Mogi das Cruzes onde ele foi criado e deu seus primeiros passos como cartunista. Na cidade fazia bicos ilustrando cartazes e pôsteres de comerciantes locais.
Quando alcançou a maioridade viajou para a capital São Paulo na busca de se estabelecer em jornais como cartunista. Por mais que tenha tentado Maurício de Sousa não achava emprego e, conseguiu, apenas, uma vaga como repórter policial do Jornal Folha da Manhã. Suas reportagens apesar de trágicas eram diferenciadas devido a utilização de suas ilustrações em cada uma que escrevia.
Paralelo ao seu trabalho fazendo repols (reportagem policial) continuava desenvolvendo seus personagens e criou o cãozinho “Bidu”.
Toda semana publicava no respectivo jornal suas tirinhas com “Bidu e Franjinha” uma dupla interessante e divertida que agradou os leitores.
Primeira “Revista da Mônica”
Neste período surgiram seus principais personagens como “Cebolinha”, “Chico Bento”, “Pitaco”, “Horácio”, “Astronauta” e muitos outros. A junção destes personagens fez surgir pela editora Abril a primeira “Revista da Mônica”. Era década de 70 quando a primeira tiragem saiu com 200 mil exemplares.
No ano de 1986 Maurício de Sousa saiu da editora Abril e fixou-se na Editora Globo onde passou a publicar suas revistas em quadrinhos da Turma da Mônica e outros personagens.
O cartunista é proprietário da Empresa Maurício de Sousa Produções. A maioria de seus personagens na Turma da Mônica e até outros foram inspirados em pessoas que ele conhecia na vida real, inclusive, em seus dez filhos.
O cartunista é pai de dez filhos com nomes que, certamente, lhe fará entender o porquê de cada nome da turma da Mônica. São seus filhos: Maurício Spada, Mônica, Magali, Mariângela, Vanda, Valéria, Marina, Mauricio Takeda, Mauro Takeda e Marcelo Pereira.
Pelos seus relevantes trabalhos culturais Maurício de Sousa foi homenageado em diversas ocasiões. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lhe concedeu a Medalha dos Direitos Humanos.
Foi homenageado com nomes de prédios, ruas, praças e virou tema de Escola de Samba no Carnaval de São Paulo através da Unidos do Peruche.
Em 2011 o escritor e cartunista ganhou uma cadeira na Academia Paulista de Letras.
Principais personagens de Mauricio de Sousa
• Turma da Mônica
• Turma do Bidu
• Turma do Chico Bento
• Turma da Tina
• Turma da Mônica Jovem
• Horácio
• Astronauta
• Ronaldinho Gaúcho
• Turma da Mata
• Papa Capim
• Nico Demo
• Turma do Pelezinho
• Turma do Penadinho
• Turma do Peteleco
• Turma do Dieguito
• Turma do Cebola Jovem
Com informações: Agência Brasil / Biografia Resumida
Edição: Josy Gomes Murta