Menino constrói biblioteca na Etiópia com dinheiro arrecadado graças às suas criações de crochê
Jonah Larson, de 12 anos, levantou esse dinheiro vendendo cobertores de crochê e até personagens. Agora, ele planeja montar um laboratório de ciências para jovens, tudo graças ao seu incrível talento e coração.
Você não precisa se tornar um adulto para mudar o mundo ou tentar ajudá-lo de alguma forma. Aos 12 anos, Jonah Larson usou seus talentos para ajudar outras pessoas sem pensar duas vezes. O jovem arrecadou dinheiro com suas criações de crochê para construir uma biblioteca na Etiópia, onde nasceu. E agora, ele pretende arrecadar o suficiente para a construção de um laboratório de ciências.
Jonah que vive hoje em dia em Wisconsin, Estados Unidos, também dá aula de crochê e é autor de livros como “Hello, Crochet Friends! Faça arte, fique atento, retribua: faça o que te faz feliz”.
“Ele faz apresentações para as crianças sobre como fazer o que as deixa felizes, mesmo que não seja o que todo mundo faz”, disse a mãe de Jonah, Jennifer Larson, à People.
“Foi realmente uma coincidência descobrir o crochê. Quando eu tinha 5 anos, minha tia deu às crianças uma sacola de suprimentos para artesanato que ela não queria mais e quando estava procurando encontrei algo pontiagudo. Perguntei à mamãe o que era e era uma agulha de crochê. Ela não sabia tricotar, então me ajudou a encontrar um tutorial no YouTube ”, disse o jovem à Simply Crochet.
Jonah terminou seu primeiro projeto de crochê, um pano de prato, no mesmo dia. Depois de completar o primeiro tutorial, ele passou rapidamente para projetos maiores e ainda mais ousados.
Conforme suas mãos se tornaram mais rápidas e seus padrões de pontos mais coloridos e complexos, Jonah começou a ganhar prêmios por seu belo trabalho. Mas ele viu algo mais valioso do que um cobertor ou chapéu a cada projeto concluído. Na verdade, o menino acredita que o crochê pode aproximar as pessoas.
Belo exemplo
O adolescente transformou seu hobby em uma oportunidade de ensinar aos outros o ofício que ele tanto ama. Na verdade, ele começou a publicar tutoriais em seu canal no YouTube, onde tem hoje em dia 82 mil inscritos e mais de 260 mil seguidores no seu Instagram.
Este jovem não apenas tornou seu sonho realidade, mas o amor em cada ponto que ele cria ajudará a realizar os sonhos de outras crianças.
Depois de interromper suas vendas, Jonah começou a projetar itens e presentear ou doar para instituições de caridade, diz sua mãe. Uma dessas instituições de caridade inclui o Roots Ethiopia, uma organização que melhora os padrões de educação e permite a subsistência de pessoas que vivem na Etiópia.
Por meio de uma página do GoFundMe que ele lançou no ano passado e das vendas em leilão de um leilão de crochê realizado em homenagem ao orfanato da Etiópia, Jonah arrecadou milhares de dólares para a comunidade empobrecida, que usou para construir uma biblioteca e um novo laboratório de ciências na zona rural da Etiópia escola.
“É uma área pobre e crianças e famílias não têm acesso a livros e microscópios”, explica. “Muitos nunca viram um livro. Agora, ele está construindo um laboratório de ciências. Ele acha que todas as crianças deveriam ter uma educação. Essas crianças teriam sido seus colegas se ele vivesse lá. … Isso o deixou muito feliz.”
A orgulhosa mãe também observa que seu filho planeja voltar à Etiópia neste verão – a primeira vez que ele voltou – para ver os frutos de seu trabalho e conhecer as crianças que ele impactou.
Além de seu trabalho de caridade, Jonah transformou seu negócio online para vender mercadorias que ele projetava agora, com os lucros indo para ajudá-lo nos empreendimentos da Jonah’s Hands e economias para a faculdade de medicina. Ele espera ser um cirurgião um dia, sua mãe diz à People.
Além disso, o pré-adolescente já escreveu sua autobiografia intitulada Hello, Crochet Friends !: Making Art, Being Mindful, Giving Back: Do What Makes You Happy, está atualmente escrevendo um livro de tutorial de padrões e realizando palestras e aulas de crochê em todo o país.
“Ele faz apresentações para crianças sobre ‘faça o que te deixa feliz’, mesmo que não seja o que todo mundo está fazendo”, explica Jennifer. “Ele também faz apresentações em escolas para ajudar crianças e professores a aprender maneiras de se concentrar – como crochê – se uma criança se distrai na escola”.
Este ano parece ser ainda mais promissor para Jonah, que participou de um evento da VogueKnitting em Nova York como convidado do designer sul-africano Laduma em janeiro.
Enquanto estava lá, ele aprendeu a tricotar pela primeira vez – uma habilidade que Jennifer acredita que “abrirá novas portas para ele”.
E embora haja tanto para o jovem de 12 anos se orgulhar, Jennifer diz que é a alegria de criar produtos caseiros que trazem alegria e união que realmente faz com que isso valha a pena para Jonah
“Ele simplesmente gosta de fazer peças bonitas”, explica ela. “Ele gosta dos sorrisos no rosto das pessoas quando lhes dá um item que ele mesmo criou. … Como disse Jonah, o crochê une o mundo, um ponto de cada vez.”
Com informações: A Soma de Todos Afetos / People / Yahoo
Edição: Josy Gomes Murta