MIMO Festival 2017: viagem sonora pela música brasileira e internacional
A sinfonia dos sinos das igrejas de Pernambuco prenunciava a música como movimento que atravessa continentes. Nascido dos concertos naquele ambiente, a Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO) chega a mais uma edição pelas cidades de Tiradentes, Ouro Preto, Paraty, Rio de Janeiro e a própria Olinda.
De setembro a novembro irão se apresentar na MIMO 2017, Baby do Brasil, Liniker e os Caramelows, Criolo, o coletivo francês Nouvelle Vague, a portuguesa Teresa Salgueiro, entre outras atrações nacionais e internacionais.
No festival, a música é a protagonista, mas também tem cinema e atividades voltadas para o patrimônio histórico e a educação. A edição deste ano começa em Minas Gerais. Recebem os Circuitos da MIMO a cidade de Tiradentes, entre os dias 28 e 29 de setembro e Ouro Preto de 29 a 30, com versões pocket do festival, com os concertos como atrações principais.
Nas cidades histórias mineiras se apresentam a cantora inglesa Ala.Ni; a baterista francesa Anne Paceo, escolhida como “artista de jazz do ano” em 2016; o duo Zé Nogueira e Arthur Dutra, com a participação Bruno Aguilar, além de três dos trabalhos mais votados no Prêmio MIMO Instrumental.
Em Paraty, a MIMO realiza atividades de 6 a 8 de outubro. Na música, as atrações são os concertos do duo Andrea Ernest Dias & Elodie Bouny, a banda As Bahias e a Cozinha Mineira, Baby do Brasil, Teresa Salgueiro, entre outras apresentações.
No cinema serão exibidos os filmes “Clara Estrela” sobre a cantora mineira Clara Nunes, “Homenagem a Elza Soares, a Pérola Negra”, “O piano que conversa”, “Bambas”, além de outras obras. Ainda estão agendados workshops e fóruns de ideias.
Na cidade do Rio de Janeiro o festival ocorre de 10 a 12 de novembro e em Olinda, lugar de origem da MIMO, a série de concertos e demais atividades serão realizadas de 17 a 19 do mesmo mês.
Na programação estão as apresentações do rapper Criolo, do coletivo colombiano Ondatrópica, dos sérvios Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra, do violinista francês Didier Lockwood, do bluesman malês Vieux Farka Touré e da banda francesa Nouvelle Vague.
Fora do Brasil, esse ano a MIMO estreou na Escócia, no Celtic Connections, em janeiro, e voltou a Portugal com espetáculos na cidade histórica de Amarante, no Norte do país, em julho.
Os espetáculos diversificados da MIMO Festival são gratuitos e abertos ao público. A programação completa pode ser conferida no site do evento.
Prêmio MIMO Instrumental
Revelar e valorizar jovens talentos da música instrumental também é um dos objetivos do festival. Na edição deste ano 10 trabalhos na área, dos estilos clássico e popular serão contemplados. Quatro desses artistas são escolhidos pelo público. A votação está aberta no site da MIMO.
Concorrem ao prêmio o músico paraibano Salomão Soares, o violonista e guitarrista André Siqueira, a dupla Cainã Cavalcante e Pipoquinha, o Duo Contrabando, o instrumentista Leandro César da Silva, o guitarrista Lucas Estrela, o violonista Marcelo Silveira, o quarteto Relógio de Dalí, o pianista Thiago Almeida e os clarinetistas do Trio Clarioca.
Cidades
Tiradentes: 28 e 29 de setembro
Ouro Preto: 29 e 30 de setembro
Paraty: 6 a 8 de outubro
Rio de Janeiro: 10 a 12 de novembro
Olinda: 17 a 19 de novembro
Com informações: MIMO Festival 2017 / M de Mulher / O Globo