Moda e sustentabilidade: recicla, revende e repara

Pense primeiro no meio ambiente. “Não lavarem suas calças jeans antes de seis meses de uso”. Com esta recomendação a sueca Nudie Jeans, sugere que se alguém achar que a peça está muito suja, simplesmente, a pendure no varal para tomar um ar.

A Nudie Jeans foi criada em 2011, na cidade de Gotemburgo. É reconhecida pelo trabalho ético e responsável no mundo da moda. Destaca-se por manter um trabalho baseado em valores ecológicos, sociais e humanitários.

Os jeans são fabricados exclusivamente com algodão cultivado em plantações orgânicas, na Índia, certificadas com selo de fairtrade (que atesta as condições de trabalho justo e bem remunerado).

Chetna Organic

Foto: Reprodução

Os indianos fazem parte de uma organização não governamental, a Chetna Organic, que trabalha com pequenos e marginalizados produtores com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida e tornar mais sustentável o plantio do algodão.

“Não há outra maneira de se ter uma terra forte e sustentável se não for através do plantio livre de pesticidas.”

A fabricante deixa ainda mais claro para seus consumidores o porquê do algodão orgânico na produção de suas roupas. A produção do jeans é um processo que envolve o uso de muitas substâncias químicas, que poluem tanto o solo como a água.

De acordo com a marca, ao usar algodão orgânico, reduz-se em 26% a erosão do solo, em 91% o consumo de água e 62% o gasto com energia.

Foto: Reprodução

A Nudie Jeans preferiu confeccionar as calças na Europa, para evitar que as roupas da marca sejam manufaturas por trabalhadores mal remunerados, em condições degradantes, como é comum em fábricas usadas por grandes marcas da moda, já denunciadas várias vezes.

Com esta iniciativa a fabricante tem a certeza que não há trabalho infantil ou em condições similares à escravidão envolvidos.

Depois da venda

foto: Reprodução

Quando o jeans é comercializado, entra a parte mais interessante. A cada produto comprado, o consumidor tem direito – gratuitamente  a um reparo da peça.

São diversas lojas de reparos ao redor do mundo, em países onde a Nudie Jeans tem lojas. No Brasil ainda não temos a marca, mas existem mais mil lojas pelo mundo com forte atuação em toda Europa. Os Preços variam de $ 150 a 250. Porém com o mercado virtual, dá para pedir de graça um kit de costura pelo correio.

Foto: Reprodução

A fabricante também destaca-se por outro detalhe. Além de encorajar seus clientes a usar seus jeans muitos e muitos anos, caso eles queiram mesmo comprar um outro, a marca recebe a peça velha e dá 20% de desconto na nova. A usada é lavada, consertada e vendida como “segunda mão” nas lojas, onde recebe um selo de “Good Environmental Choice” (Boa Escola Ambiental, em inglês).

Quando não é possível mesmo recuperar as peças usadas, elas são transformadas novamente em fios, utilizados para fabricar tapetes, bonés e até, assentos para cadeiras.

Prêmio Sustentabilidade

No ano de 2015, a Nudie Jeans ganhou o prêmio Sustainable Style Award, um reconhecimento pelo trabalho ético e responsável no mundo da moda.

Os escandinavos na área do design, são referência global. Em sustentabilidade, vivem inovando com iniciativas na mobilidade urbana e uso de energias renováveis. E na moda, eles mostram que é possível agir de maneira sustentável produzindo roupas. Um belíssimo exemplo para ser seguido por todos nós!



Confira o design da loja no Soho, em Nova Iorque. O espaço é minimalista e se apoia muito no upcycling, economizando o máximo de recursos. Os únicos elementos decorativos são as duas cabeças de manequins, produzidas por um artista plástico, também com tecidos reciclados. 

Nudie Jeans Repair

Foto: Blog Da Fal | Reprodução
Foto: Blog Da Fal | Reprodução
 Foto: Blog Da Fal | Reprodução
 Foto: Blog Da Fal | Reprodução

Com informações: Conexão Planeta / Jeanswear / Blog Da Fal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.