Mostra Brasil Afro: fotografias revelam cultura e costumes da população negra
A imagem de um país plural e multirracial. No interior de São Paulo, a Mostra Brasil Afro revela pelos olhares de fotógrafos da capital paulista, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Amapá e Espírito Santo imagens da cultura, hábitos e costumes dos negros e das negras.
Cerca de 60 fotografias compõe a exposição instalada no Chalé Francês, em Sorocaba. Manifestações religiosas e culturais, além de imagens mais artísticas de afrodescendentes são os objetos das lentes dos fotógrafos da mostra.
Nesta edição, o evento presta uma homenagem a Rosângela Alves, Olga Domingos Camilo e Luiz Eduardo de Toledo, pelos seus trabalhos e dedicação à causa na luta pela valorização do movimento negro em Sorocaba e região.
A exposição tradicional no calendário surgiu pela iniciativa do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, um coletivo de fotógrafos fundado em setembro de 1986. Há mais de 30 anos o grupo vem desenvolvendo atividades culturais e projetos.
Aproximadamente 100 trabalhos de 36 fotógrafos de vários estados do Brasil participaram da seleção. Os fotógrafos profissionais Edeson Souza, Reginaldo Bueno e Edvania Moreira selecionaram as imagens da exposição.
A Mostra Brasil Afro fica em cartaz até o dia 1º de junho. Além de valorizar as manifestações culturais de matriz africana, a exposição revela os novos talentos da fotografia e possibilita o intercâmbio entre os profissionais.
Serviço
Mostra Brasil Afro
Local: Chalé Francês, Avenida Afonso Vergueiro, nº 280, Sorocaba – São Paulo (SP)
Dia: até 1º de junho
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50
Com informações: Grupo Imagem / Jornal Cruzeiro