Mulher Vírgula: mostra no Ceará destaca diversidade feminina
Diversas, mas não dispersas. A frase marca a união e luta a das mulheres pelos seus direitos. A multiplicidade também está nas vozes e nas formas de expressão. Vídeo, fotografia, desenho, lambe-lambe, instalação e pintura são os meios pelos quais dezenove artistas revelam o universo feminino na exposição “Mulher Vírgula!”, no Ceará.
A mostra em cartaz na Multigaleria, localizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) tem a curadoria de Cecília Bedê. “São artistas independentes que se juntam para realizar um trabalho conjunto, que se propõe como espaço de debate para além da temática do feminino, rebatendo estereótipos e quebrando padrões”, explica.
Ao todo são 21 obras em exposição. Os trabalhos abordam aspectos políticos, o corpo, a maternidade e narrativas subjetivas. “As 19 artistas materializam em diversas linguagens artísticas embates frontais a partir de suas presenças na arte, no trabalho, na rua, no corpo e na cultura”, destaca a curadora.
Integram a mostra as artistas Aline Albuquerque (SP), Julia Debasse (RJ), Simone Barreto, Ingra Rabelo, Flávia Memória, Lia de Paula, Marina de Botas (SP), Clara Capelo, Virgínia Pinho, Aspásia Mariana, Beatriz Gurgel, Dhiovana Barroso, Elisa de Azevedo, Emi Teixeira, Fernanda Meireles, Marissa Noana, Maria Micinete, Renata Cidrack e Sheryda Lopes.
Em uma exposição em plural, o sentido da mostra não poderia ser limitador. “Somos tantas, estamos na vírgula, nas reticências, nas linhas e entrelinhas, além e muito mais”, ressalta Cecília Bedê.
O campo político está refletivo no trabalho de Aline Albuquerque que traz para a mostra a instalação “Agitprop Fem”. A obra mescla manifestação artística e mobilização social, inspirado nas premissas da arte contemporânea.
A subjetividade está presente no ensaio “O que restava quando olhei para o abismo”, da fotógrafa Clara Capelo, que desde 2014 faz fotografias artísticas. Na imagem, uma mulher segura galhos com um espelho nos olhos. “Traz o que nós enxergamos quando não há mais nada para enxergar”, comenta.
A exposição “Mulher Vírgula!” segue aberta para visitação até 8 de abril, de terça a domingo, com visitações gratuitas, das 14h às 21h. A mostra integra o ciclo programático “Bárbaras: mulheres do Ceará”, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com eventos durante todo o mês.
Serviço
Exposição “Mulher Vírgula!”
Dias: 15 de março até 8 de abril
Visitação: de terça a domingo, das 14h às 21h (com acesso até 20h30).
Programação completa: www.dragaodomar.org.br
Com informações: Governo do Ceará / Diário do Nordeste / Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura