Navio da Marinha: aberto à visitação no Porto de Cabedelo
O Navio-Patrulha (NPa) “Guaíba”, da Marinha do Brasil atracou na tarde da quarta-feira (5) no berço 105 do Porto de Cabedelo e a partir desta sexta-feira, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, até o próximo dia 9 (domingo), estará aberto à visitação pública, das 14h às 17h, dentro da comemoração da Semana da Pátria.
A Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) e a Capitania dos Portos da Paraíba, alertam que devido às características e limitações do local e peculiaridades do Navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), recomenda-se que sejam evitadas, na visitação, crianças menores de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.
O “Guaíba” teve seu projeto concebido com o propósito de dotar a Marinha de meios mais apropriados para a patrulha costeira nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, em substituição gradual às Corvetas da classe “Imperial Marinheiro” e aos Navios-Patrulha Costeiros da classe “Piratini”.
Com uma tripulação de 27 homens, o Npa “Guaíba” é atualmente comandado pelo Capitão-Tenente Yuri Dionísio. Sua principal missão é executar o serviço de patrulha das águas sob jurisdição brasileira, a fim de contribuir para o controle da área marítima.
Principais Características:
Deslocamento: 230 toneladas
Calado: 2,40 metros
Boca: 7,5 metros
Comprimento: 46,5 metros
Velocidade máxima: 22 nós
Raio de ação: 2.200 milhas náuticas – 4.074 quilômetros
Com informações: OP9 / Secom-PB