No mundo do empreendedorismo como entender a tecnologia disruptiva e exponencial

Por Regina Medeiros Amorim

Caminhamos para um novo mundo de grandes transformações, com modelos de negócios disruptivos que deixam as corporações em situação de vulnerabilidade. Trata-se de um universo de oportunidades de negócios, onde empreendedores ousados estão presentes nos variados setores, em todos os mercados, com criações revolucionárias.

As organizações exponenciais estão mudando o modo como trabalhamos, consumimos e nos
relacionamentos, através do uso de tecnologias aceleradas. Basta perceber como a miniaturização de um computador cabe dentro do nosso celular e tantas outras inovações que a tecnologia vem nos proporcionando, com crescimento exponencial e geração de riqueza.

Tecnologia: disruptiva e exponencial

A tecnologia disruptiva é qualquer inovação que cria um mercado e compromete outro já existente. Temos o desaparecimento de produtos e serviços provocados pela desmaterialização, como exemplo, a câmera digital que vem de forma gratuita no nosso celular, possibilitando o compartilhamento de nossas melhores fotos, nas redes sociais, de forma rápida e democratizada.

A tecnologia exponencial está ameaçando o mercado das empresas e dos setores lineares. As organizações lineares dificilmente vão causar disrupção em seus produtos e serviços. Geralmente essas empresas podem fracassar porque se acomodam e acreditam que o que funcionou muito bem no passado, funcionará no presente e no futuro.

Crowdsourcing e crowdfunding

Para ser empreendedor pequeno e ágil em um mundo de grandes corporações é fundamental conhecer as tecnologias e as ferramentas que provocam as mudanças e as vantagens exponenciais tais como: crowdsourcing e crowdfunding.

Crowdsourcing é um processo colaborativo, um modelo de produção ou uma construção coletiva que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos espalhados pela internet, para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias, por meio de comunidades móveis, pois a nuvem permite que elas existam no mesmo espaço de trabalho. Muitas empresas que usam crowdsourcing convocam o seu público para contribuir com o melhoramento de produtos e mesmo com o seu desenvolvimento, por meio da construção coletiva e do trabalho colaborativo.

Crowdfunding é um financiamento coletivo, que viabiliza os recursos financeiros para empresas e startups, seja como doação, participação acionária, recompensa ou incentivo. Já são mais de setecentos sites de crowdfunding e esse número tende a dobrar nos próximos anos. O investimento colaborativo possibilita às empresas, em estágio inicial, o uso de crowdfunding para levantar financiamentos de projetos dos segmentos da economia criativa, tais como filmes, livros e outros.

Podemos afirmar que vivemos uma época bem criativa para empreendedores disruptivos, que vêm experimentando os impactos da tecnologia e as suas possibilidades. Nesse contexto os empreendedores brasileiros têm todas as condições de construir conexões e corporações exponenciais, podendo competir com outros negócios inovadores, em qualquer mercado.

_______

A inovação acontece quando os empreendedores compartilham e trocam ideias, com entusiasmo, criatividade, colaboração e o uso das tecnologias.

_______

A tecnologia 5G irá impulsionar a “Internet das Coisas” oferecendo uma rede de internet mais estável, muito mais rápida para uma troca de dados, em alta velocidade e comandos à distância e será utilizada por vários setores: na agricultura, indústria automotiva, na saúde, em produtos inteligentes da indústria de eletroeletrônicos, nas telecomunicações, em edificações inteligentes da construção civil, na gestão, monitoramento e automatização de transporte, iluminação pública e segurança das cidades inteligentes.

Organização exponencial 

A empresa Gartner, líder mundial em pesquisa sobre tecnologia, estima que teremos 43 bilhões de dispositivos inteligentes conectados à internet já em 2023 e prevê que o futuro da tecnologia está na relação entre quatro tendências: mídias sociais, mobilidade, nuvem e informação. A tecnologia, disponibilizada por excelentes aparelhos, interfaces e aplicações com fácil aprendizagem, torna os usuários cada vez mais empoderados, porque a organização exponencial é o futuro das empresas que gerenciam a economia da abundância e que fará a diferença com a informação.


Regina Medeiros Amorim

Gestora de Turismo e Economia Criativa. Paraibana, sertaneja, natural de Santa Luzia. Em 1976 mudou-se para a capital paraibana. Viveu em Maceió (Al) de 1989 a 1999.  Radicada em João Pessoa desde 2000.

Trabalha no Sebrae da Paraíba. Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo. 

*Dama Comendadora do Turismo – Comenda Cruz do Mérito do Turismo – Câmara Brasileira de Cultura. (Outorga de Notáveis da Região Sul em Foz de Iguaçu e demais regiões do Brasil – Foz do Iguaçu-PR, em 14/05/22).

Facebook: https://www.facebook.com/regina.medeirosamorim

E-mail: reginaamorim1256@gmail.com


Edição: Josy Gomes Murta


Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.