No Reino Unido: proteção aos elefantes e fim da venda de marfim

Proteção aos elefantes. O comércio de marfim no Reino Unido será proibido. A proibição envolve itens de marfim de todas as idades, não apenas aqueles produzidos após uma determinada data.

De acordo com um comunicado oficial divulgado dia 3 de abril de 2018, a multa máxima disponível por violar a proibição será uma multa ilimitada ou até cinco anos de prisão.

“O marfim nunca deve ser visto como uma mercadoria para ganho financeiro ou um símbolo de status, por isso apresentaremos uma das proibições mais duras do mundo às vendas de marfim, para proteger os elefantes para as gerações futuras”, declarou o secretário do Meio Ambiente, Michael Gove. (World Animal News)

Foto: Reprodução

Michael Gove salientou: “A iniciativa ajuda a proteger o futuro para novas gerações de animais. “A proibição das vendas de marfim que nós transformamos em lei vai reafirmar a liderança global do Reino Unido nesta questão crítica, demonstrando nossa crença de que o comércio de marfim é repugnante e deve se tornar uma coisa do passado”.

China e os Estados Unidos tomaram medidas de proteção aos elefantes. O Reino Unido também pretende colocar em prática certas isenções definidas de forma rigorosa e cuidadosamente direcionadas para os itens que não contribuem para a caça de elefantes.

Uma das mais rígidas do mundo
Foto: Reprodução

Ao cobrir itens de marfim de todas as idades e adotar isenções restritas, a proibição no Reino Unido será uma das mais rígidas do mundo. A proibição federal dos EUA isenta todos os itens com mais de 100 anos, bem como itens com até 50% de teor de marfim. A proibição chinesa isenta “relíquias” de marfim, sem estabelecer uma data antes da qual estas devem ter sido produzidas.

John Stephenson, CEO da Stop Ivory, declarou: “Este é um dia importante para o futuro dos elefantes. O governo do Reino Unido deu um passo significativo. A proposta de proibição, com suas isenções limitadas e claras, coloca o Reino Unido na vanguarda da determinação internacional de deter o extermínio das populações de elefantes, banindo o comércio de marfim”.

O marfim pertence a um elefante
Foto: Reprodução

O fim do comércio de marfim no Reino Unido remove qualquer esconderijo para o comércio de marfim ilegal, e envia uma mensagem poderosa para o mundo de que o marfim não será mais valorizado como commodity. O marfim pertence a um elefante e, quando a compra para, a matança também vai parar.

As informações dão conta que que o número de elefantes diminuiu em quase um terço na última década, e cerca de 20 mil por ano ainda estão sendo abatidos devido à demanda global por marfim.

A rígida decisão pela proibição das vendas de marfim no Reino Unido foi tomada após uma consulta realizada pelo governo que recebeu mais de 70 mil respostas, com mais de 88% delas a favor da proibição desse comércio.


Com informações: Uol / Gov.Uk / Anda 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.