Nômades Digitais: estilo de vida pode ser adotado por 1 bilhão de profissionais até 2035

Por Regina Medeiros Amorim

Vivemos em uma época que podemos conciliar formas mais eficientes de trabalho e lazer com mais prazer, menos sedentarismo e menos formalidade. Me chamou atenção quando recebi uma mensagem da Regina Cardona, profissional da empresa Interface Hospitalidade de Florianópolis-SC, propondo uma conversa online, comigo, para falar sobre a nova tendência de negócios inovadores no mercado. Ela tinha lido o meu 90º artigo da coluna de economia criativa do jornal A
UNIÃO – Paraíba – publicado no último dia 06 de outubro, sobre as novas economias que estão influenciando outras formas de fazer negócios, o que me deixou muito feliz.

Nosso encontro aconteceu no dia 07 de outubro e foi quando conheci a sua amiga que é a brasileira Roberta Martins, idealizadora do site https://territorios.com.br/ e produtora de conteúdo, que esteve recentemente como nômade digital na Suíça, mas também já esteve em João Pessoa – PB, onde resido. Nossa conversa teve foco nos nômades digitais, uma oportunidade de viajar enquanto se trabalha de forma remota, mesmo sem estar de férias. Este será um estilo de vida a ser adotado por 1 bilhão de profissionais até 2035, segundo o Relatório Global de Tendências Migratórias 2022 da Fragomen, empresa global especializada em migração.

Não é mochileiro e nem turista

O futuro do trabalho é personalizado e feito sob medida, em ambientes totalmente colaborativos, porque as profissões mudaram, as carreiras e os estilos de vida também mudaram. Os nômades digitais estarão espalhados por diversos países do mundo, por isso é preciso preparar a sua cidade para essa realidade, para melhor atender às necessidades desse novo perfil de profissional, que não é mochileiro e nem turista. São pessoas que buscam aproveitar a vida viajando, conhecendo novas culturas, trabalhando e tendo uma renda que lhe permita ultrapassar fronteiras.

Caminhamos para uma economia de mercado cada vez mais dissociada da posse e mais relacionada ao acesso a experiências e a liberdade de trabalhar como quiser e onde quiser, o que não se encontra dentro de uma empresa tradicional.

Os segmentos da economia criativa, tais como artistas, escritores, designers, profissionais da tecnologia da informação e comunicação, do marketing digital, produtor de conteúdo, estão aderindo ao estilo de vida que possibilita o trabalho remoto de qualquer lugar do mundo, quer seja vinculado a uma empresa ou de forma autônoma.

Prepare-se para essa realidade, porque você, o seu filho ou seu neto podem ser um nômade digital. A transformação digital rompeu as barreiras e gerou possibilidades de trabalho remoto, com as novas profissões e os novos empregos. Para algumas empresas, o que importa não são as oito horas de trabalho, todos os dias, mas a melhor entrega que você faz do serviço prestado, ou o melhor resultado para a sua empresa, no prazo negociado.

Ser nômade digital 

Estamos na melhor época para viajar e para trabalhar ao mesmo tempo. Ser nômade digital não acontece do dia para a noite e dependendo da empresa que você está empregado, ela pode ser uma grande aliada do seu projeto de nomadismo digital.

O primeiro passo é o seu sonho de aventurar-se com liberdade, pelo mundo. Depois ter uma boa reserva financeira e um bom planejamento para o seu novo estilo de vida, em qualquer lugar escolhido por você e que esteja adequado ao seu orçamento.

São várias as plataformas que podem auxiliar os nômades digitais. Uma delas é a https://www.workingnomads.com/jobs que disponibiliza trabalhos remotos em diversas áreas, para quem se cadastra e informa suas áreas de interesse.

Outra plataforma bem conhecida de muitos é LinkedIn, a maior rede de profissionais do mundo, com mais de 850 milhões de usuários em 200 países e territórios.

_______

Muito importante estar conectado e estabelecer metas possíveis de serem alcançadas no curto prazo.

_______

Se você tem um conhecimento específico, crie produtos digitais para vender através de aulas online. Acelere suas vendas, gerencie seus resultados e escale seu negócio digital, em uma plataforma como a https://www.hotmart.com/ excelente vitrine para os seus infoprodutos. Para os profissionais com habilidades e conhecimentos específicos, esse é um dos caminhos promissores, da sua trajetória como nômade digital.


Regina Medeiros Amorim

Gestora de Turismo e Economia Criativa. Paraibana, sertaneja, natural de Santa Luzia. Em 1976 mudou-se para a capital paraibana. Viveu em Maceió (Al) de 1989 a 1999.  Radicada em João Pessoa desde 2000.

Trabalha no Sebrae da Paraíba. Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo. 

*Dama Comendadora do Turismo – Comenda Cruz do Mérito do Turismo – Câmara Brasileira de Cultura. (Outorga de Notáveis da Região Sul em Foz de Iguaçu e demais regiões do Brasil – Foz do Iguaçu-PR, em 14/05/22).

Facebook: https://www.facebook.com/regina.medeirosamorim

E-mail: reginaamorim1256@gmail.com


Edição: Josy Gomes Murta


Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.